Nas Bancas

Princesa Ingrid Alexandra da Noruega celebra aniversário

A filha mais velha de Haakon da Noruega cresceu e assinala dia 21 de janeiro o seu 16º aniversário.

CARAS
21 de janeiro de 2020, 13:12

A princesa Ingrid Alexandra da Noruega assinala esta terça-feira o seu aniversário. A filha de Haakon, da Noruega e de Mette-Marit é a herdeira do trono e faz 16 anos.

Representante da casa de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg, Ingrid Alexandra, fará história quando um dia subir ao trono, já que será apenas a segunda mulher a reinar na Noruega, e a primeira de pleno direito: a estreante, Margarida, que usou a coroa no século XV (na época, o reino aglomerava a Dinamarca, a Noruega e a Suécia), fê-lo em circunstâncias excecionais, já que ficou viúva e acabou por suceder ao filho, que morreu primeiro.

Só em 1990 é que a Constituição norueguesa foi revista de modo a assegurar o direito ao trono ao primogénito, independentemente do género. Caso contrário seria o irmão mais novo de Ingrid Alexandra, Sverre Magnus, de 13 anos, a suceder ao príncipe Haakon, tal como será este que um dia usará a coroa que é hoje do pai, Harald V, pois quando nasceu a sua irmã mais velha, Martha Louise, ainda vigorava o princípio da varonia.

Para já, o que salta à vista é uma jovem que entrou plenamente na adolescência: o guarda-roupa infantil deu lugar a escolhas mais cool (o postal de Natal deste ano mostra-a de preto integral e minissaia) e a timidez que antes exibia em público foi substituída por um sorriso aberto e uma atitude segura nos eventos em que já vai participando como representante da família real. O que se explica não só pela maturidade que vai adquirindo, mas provavelmente também pelo facto de ter passado a frequentar o Colégio Internacional de Oslo quando entrou no liceu (com o objetivo de se tornar bilingue, somando o inglês à língua materna), onde convive com uma grande diversidade de alunos. A jovem, que vive com os pais na Quinta de Skaugum, em Asker, nos arredores de Oslo, partilha o gosto de toda a família pela prática do surf, que costuma determinar os destinos de férias.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras