
Desde o afastamento dos duques de Sussex dos deveres reais e da sua mudança para os Estados Unidos em 2020 que o clima de tensão e desentendimentos paira na família real britânica. Contudo, a antiga rainha, Isabel II, terá tentado mudar a situação através de um presente com bastante significado, ao qual Harry e Meghan não souberam dar valor.
Antes de partirem para os Estados Unidos, Isabel II tentou oferecer ao duques de Sussex as “chaves da Commonwealth”, mas estes não terão compreendido o valor do presente que lhes estava a ser oferecido. Segundo Andrew Morton, autor e especialista da realeza britânica, a rainha nomeou Harry como embaixador da Commonwealth para a Juventude, um ato com o qual pretendia dizer ao neto para “tomar conta do resto do mundo (com Meghan) e deixar William e Kate cuidar do Reino Unido, do qual eles serão líderes um dia”.
Apesar do prestigioso cargo, Harry parece ter preferido afastar-se dos compromissos reais e Andrew Morton acrescenta ainda que o duque de Sussex “odeia o papel de príncipe” e considera que este terá visto “em Meghan uma saída”. Contudo, o comportamento de Harry não terá agradado aos britânicos, que apesar de acreditarem que o duque tinha motivos para se afastar dos deveres reais, consideraram a recusa do presente como uma afronta à avó.