Felipe VI e Letizia ofereceram na noite desta terça-feira, dia 17 de maio, um jantar de gala ao emir do Qatar, Tamim Bin Hamad al-Thani, e à mulher deste, Jawaher bint Hamad bin Suhaim Al-Thani, por motivo da sua visita oficial a Espanha.
O jantar, o primeiro que os reis oferecem em seis meses, decorreu no Palácio Real de Madrid, teve grande relevância para a aproximação dos dois países em questões económicas e políticas. Esta foi a primeira vez que o emir visitou Espanha desde que se tornou Chefe de Estado, em 2013, após a abdicação do seu pai.
No início do evento, Felipe VI dirigiu-se aos seus convidados tanto em inglês como em árabe, tendo depois prosseguido o seu discurso em espanhol, no qual destacou que esta visita acontece por ocasião do 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. “A longa amizade entre os nossos dois povos irmãos começa hoje uma nova etapa, na qual consolidaremos o que já alcançámos e atingiremos novos objetivos, mais ambiciosos”, afirmou o rei.
Depois foi a vez de o emir tomar a palavra. O Chefe de Estado do Catar convidou Felipe VI e Letizia para a inauguração do Mundial de Futebol que se realiza no país este ano, com início marcado para o próximo mês de novembro.