Os reis de Espanha viajaram esta quinta-feira, dia 12, para Las Hurdes, em Cáceres, uma visita histórica, já que acontece cem anos após a visita do rei Afonso XIII, bisavô de Felipe VI, à localidade. Em 1922 o então monarca visitou a comarca após o respeitado médico Gregorio Marañón ter divulgado um relatório que alertava para as condições de pobreza e isolamento em que viviam as pessoas daquele local.
Essas condições, aliadas às doenças que afetavam os hurdanos, assim como os precários cuidados de saúde que existiam, levaram o rei a visitar a localidade, uma viagem que teve grande repercussão na opinião pública e marcou um antes e depois na vida daquela população, que viu as suas condições de vida melhorarem.
Cem anos depois da visita de Afonso XIII, os reis de Espanha regressaram ao local, mais concretamente à localidade de Pinofranqueado, onde foram recebidos pela população, que os aguardava na praça da Câmara Municipal.
Os reis mostraram-se próximos da população, saudando quem os aguardava e parando para tirar algumas ‘selfies’. Em seguida assistiram a uma apresentação de um grupo musical, tendo posteriormente saudado novamente a população, desta vez desde a varanda da Câmara Municipal.
Veja as primeiras imagens desta visita na galeria!