Felipe VI e Letizia viajaram esta quinta-feira, dia 12 de maio, para Las Hurdes, em Cáceres, numa altura em que se assinalam os 100 anos da visita do rei Afonso XIII, bisavô do atual monarca, àquela localidade. Em 1922, e após um relatório publicado pelo médico Gregorio Marañón, que dava conta das precárias condições de vida daquela população, que era pobre e quase não tinha acessos a cuidados de saúde, Afonso XIII visitou o local e implementou algumas reformas que contribuíram para a melhoria de vida das pessoas que ali viviam.
Para assinalar esta data histórica, os reis viajaram até lá, mais concretamente até à localidade de Pinofranqueado, onde foram recebidos por habitantes locais de todas as idades, que os aguardavam nas ruas.
Para esta ocasião, Letizia optou por um visual veranil, sem perder a elegância, composto por uma blusa verde sem mangas, com um laço ao pescoço, uma peça de Carolina Herrera, que não foi escolhida ao acaso, uma vez que o tom de verde desta blusa é o mesmo que consta na bandeira da Estremadura espanhola, comunidade autónoma da qual faz parte a província de Cáceres.
A rainha combinou esta peça com uma saia branca, de comprimento midi e estampado floral, de Sweet Matitos, modelo Sunflower, que estreou em 2018 durante a viagem de cooperação ao Haiti. Para completar, Letizia recuperou um par daquele que é o seu calçado preferido para o verão: as alpercatas. Este modelo, bege e de atar ao tornozelo, é de Macarena Shoes. Por fim, optou por uns discretos brincos em formato de aro e o seu inseparável anel Karen Hallam.