A sexta vaga da pandemia e a nova variante ómicron têm afetado especialmente o norte da Europa. Na Noruega registam-se atualmente 1.100 casos por 100.000 habitantes, pelo que foram implementadas novamente medidas de restrição, numa tentativa de diminuir os contágios.
Perante este cenário, a Casa Real decidiu adiar as celebrações que estavam previstas para os 18 anos da princesa Ingrid Alexandra, a filha mais velha dos príncipes herdeiros Haakon e Mette-Marit. A jovem, que ocupa a segunda posição na linha da sucessão ao trono, atinge a maioridade no próximo dia 21 de janeiro e estava previsto comemorar a data com várias celebrações, incluindo um jantar de gala no Palácio Real, além das cerimónias preparadas pelo Governo.
Como um dia ocupará o trono do país, o Executivo ia oferecer à futura rainha outra celebração de gala, que iria acontecer na biblioteca Deichman Bjorvika, em Oslo, e organizar algumas atividades culturais por todo o país, que contariam com a participação de jovens.
Recorde-se que a princesa Ingrid Alexandra nasceu a 21 de janeiro de 2004 no Rikshospitalet, em Oslo, tendo sido batizada a 17 de abril do mesmo ano. Tem como padrinhos o avô, o rei Harald da Noruega, rei Felipe VI de Espanha, o príncipe Frederico da Dinamarca, a princesa Victoria da Suécia, a tia, a princesa Martha Louise da Noruega e a avó materna, Marit Tjessem. Todos estiveram presentes no crisma da princesa, que se celebrou a 31 de agosto de 2019.