
Já se passaram cinco dias desde que foi exibida a entrevista de Harry e Meghan a Oprah, que gerou uma onda de comentários dos dois lados do oceano, com muitas vozes a manifestarem apoio aos duques de Sussex, mas também muitas a criticarem a atitude que tiveram, considerando-a um desrespeito pela monarquia e pela rainha.
A polémica gerada pela entrevista foi tal que a própria monarca decidiu quebrar o silêncio a que os Windsor se remetem sempre que surge uma nova controvérsia envolvendo membros da família, tendo emitido uma declaração onde explica que “Toda a família está triste por saber a verdadeira extensão dos desafios que o Harry e a Meghan enfrentaram nos últimos anos”, fazendo ainda referência às questões raciais levantas por Meghan durante a conversa. “As questões levantadas, principalmente as de raça, são preocupantes. São levadas muito a sério e serão tratadas de forma privada pela família”, sublinhou Isabel II.
A exibição desta entrevista gerou um mediatismo tal que levou o The Times a escrever que o público ansiava tanto por ver esta entrevista como por dois dos maiores acontecimentos da televisão americana, a gala dos Oscares e a final da Super Bowl. E não estavam enganados. Estas quase duas horas de entrevista, exibida pela CBS, foram acompanhadas por 17,1 milhões de pessoas, de acordo com o Los Angeles Times. A entrevista foi depois emitida no Reino Unido pela ITV, onde alcançou 12,4 milhões de espectadores, superando a final da edição britânica do programa A Máscara – que em Portugal é exibido pela SIC -, que detinha o recorde de audiência.
A CBS é uma das maiores cadeias de televisão dos EUA e chegou a acordo com a Harpo Productions, a produtora de Oprah, para pagar entre 7 e 9 milhões de dólares pelos direitos de emissão da entrevista, de acordo com o The Wall Street Journal. No que respeita aos spots publicitários exibidos nos intervalos da entrevista, o The Journal refere que cada 30 segundos terão custado cerca de 300 mil dólares, o dobro do que por norma custa em qualquer outro domingo, nesse mesmo horário.
Já no que respeita aos próprios entrevistados, um porta-voz de Harry e Meghan afirmou que os duques de Sussex não receberam qualquer montante para darem esta entrevista.