O príncipe Harry poderá estar em isolamento em casa, na Califórnia, para poder viajar rapidamente para o Reino Unido, caso seja necessário. A notícia está a ser avançada pelo jornal britânico Mirror, que informa ainda que o duque de Sussex deverá ter um jato privado à sua disposição, para se deslocar a Inglaterra, na eventualidade de o estado de saúde do avô, o príncipe Philip, se agravar.
No início desta semana, o palácio Buckingham emitiu um comunicado a dar conta de que o duque de Edimburgo estava internado no Hospital King Edward II, em Londres, “por precaução”, devido a uma indisposição. “A admissão do Duque é uma medida de precaução, a pedido do médico de Sua Alteza Real, depois de se ter sentido mal”, informava o comunicado.
Caso tenha que se deslocar a Inglaterra, o príncipe Harry será testado antes de sair dos Estados Unidos e à chegada ao Reino Unido. De salientar que os EUA e Espanha são os mais recentes países a integrar a “lista vermelha” do Reino Unido, da qual Portugal também faz parte, o que significa que os viajantes ficam obrigados a fazer quarentena em hotéis quando aterram em solo britânico.
No entanto, os elementos da família real gozam de uma dispensa especial para viajar, semelhante à imunidade diplomática, pelo que não necessitam de ficar em quarentena à chegada.