
Há poucas semanas a filha mais velha da princesa Martha Louise, Maud Angelica, foi eleita “a mulher mais forte da Noruega do ano 2020”, por uma revista local. A jovem de 17 anos foi tmbém premiada este ano pelo seu emotivo discurso sobre a importância da saúde mental, palavras que pronunciou durante o funeral do sei pai, o escritor Ari Behn, que se suicidou no passado Dia de Natal.
Martha Louise divulgou nas suas redes sociais o último projeto em que a filha está envolvida, precisamente sobre o tema da saúde mental. Trata-se de uma campanha que visa prevenir o suicídio. “Há algo importante que quero dizer a qualquer pessoa que esteja a pensar em tirar a própria vida. Podes ter ajuda. As coisas podem melhorar. Há muita gente que te pode ajudar. Todos neste mundo merecem amor e alegria, tu também”, começa por dizer Maud, no vídeo partilhado pela princesa.
“Nunca penses que é melhor se te fores embora. Posso garantir que isso não é verdade. Não tenhas vergonha de pedir ajuda, fá-lo. E não faz mal perguntar a alguém se precisa de ajuda. Há sempre uma saída. Falar sobre isso pode salvar vidas”, concluiu Maud na sua intervenção.
Nos últimos meses Maud tem trabalhado com a Helse Vest, pela qual dá agora a cara, alertando para a importância de cuidar da saúde mental e incentivando todos os que pensam e suicídio a pedir ajuda.