
Esta quinta-feira, dia 3, foi a última emissão do canal Dozhd, também conhecido como TV Rain, a última estação noticiosa independente da Rússia. O último momento transmitido aconteceu em direto, através do Youtube, e mostrou a equipa a demitir-se depois de anunciar que estava sob pressão do governo pela cobertura feita à guerra na Ucrânia. .
Na última emissão, toda a equipa entrou em direto e despediu-se dos telespectadores. “Quem sair por último, apague a luz. E quem quer que seja que venha a seguir, que as ligue. Penso que é isso, amigos. Devemos acabar a nossa transmissão aqui e fazer uma pequena pausa no canal de TV Rain”, afirmou o apresentador. Natalya Sindeeva, CEO do canal, também prestou uma declaração. Emocionada disse: “O amor vence sempre”. Todos se pronunciaram contra a guerra.
O canal aindacomunicou através da conta que tem no Twitter que, terminada a emissão, dois polícias entraram no estúdio com “duas advertências sobre a inadmissibilidade de divulgação de materiais extremistas através da media”. Foi dada ordem para que o se removesse o canal do YouTube.