
Ainda não é possível definir quem será o próximo Presidente dos Estados Unidos, mas o atual presidente já afirmou ser o vencedor destas eleições. Em declarações a partir da Casa Branca, Donald Trump começou por ironizar com a hora tardia a que falava. “É sem dúvida a conferência de imprensa mais tardia que já tive”.
A discursar numa sala com dezenas de apoiantes, o candidato republicano começou por agradecer os “milhões de votos” que recebeu, destacando as vitórias alcançadas na Flórida, Texas e Ohio, e as posições favoráveis na Geórgia e Carolina do Norte, onde a contagem ainda não tinha terminado.
“Isto é uma fraude, uma vergonha para o nosso país. Francamente, nós ganhámos estas eleições”, disse ainda o atual Presidente norte-americano, sublinhando que irá recorrer para o Supremo Tribunal, sem no entanto ter explicado qual o motivo que o levará a fazê-lo. “Queremos que a votação páre, não queremos que encontrem urnas às 4h da manhã e votem”, afirmou, em relação ao partido democrata. “Para mim já ganhámos”, acrescentou.
Já Joe Biden declarou no Twitter que não cabe nem a si nem a Donald Trump declarar quem é o vencedor destas eleições. “Esse é o papel dos eleitores”, afirmou.
Na mesma rede social, o candidato democrata mostrou-se ainda confiante numa possível vitória. “Acreditamos que estamos no caminho para ganhar esta eleição”, escreveu.
A rede social Twitter sinalizou ainda uma publicação de Donald Trump como possível de conter informações incorretas sobre a eleição. Nesse tweet, o atual presidente exclama que os democratas estão a “tentar roubar a eleição”.
