Peryod é uma marca de roupa 100% portuguesa que nasceu em plena pandemia e que quebra padrões sociais dando à expressão “vestir a camisola” um outro sentido: é que estamos realmente a vestirmo-nos por uma sociedade unida por uma causa comum: a igualdade de género. Esta é uma marca que fala por todas as mulheres e pessoas que defendem um país mais justo e consciente e o fim de estereótipos que nos condicionam diariamente.
A CARAS esteve à conversa com as quatro criadoras, Mónica, Rita, Mafalda e Graça, que nos explicam como nasceu esta marca bem como os principais objetivos que se pretende transmitir.
Há uma clara mensagem de empoderamento feminino e consciência social que se pretende transmitir nas vossas peças…
O empoderamento feminino é, para nós, um dos nossos maiores objetivos. Queremos passar essa mensagem e sentir que chega a todos, independentemente da identidade de género. O empoderamento feminino está bastante expresso nas nossas peças, mas também está muito presente em muitos outros pontos da marca, como, por exemplo, na representatividade e na oferta de tamanhos desde o XS até ao XXL. Para nós é mesmo muito importante largar alguns estereótipos de beleza com os quais não nos identificamos.
A consciência social e ambiental é também uma premissa. Por cada peça comprada, um euro reverte para uma associação à escolha do cliente (dentro de um conjunto de três). As peças são feitas em algodão orgânico e em Portugal. Todo o processo utiliza práticas sustentáveis.
A solidariedade entre mulheres é algo muito poderoso. Foi assim que surgiu a ideia de criar esta marca?
Completamente. E essa solidariedade é muitas vezes negligenciada por nós, mulheres. Nós somos seres incríveis, e juntas temos o poder de transformar o mundo, tornando-o num lugar melhor, para nós e para todos.
Quais foram as principais inspirações durante o processo criativo?
A maior inspiração foi em dúvida a nossa paixão pela causa. E sendo a nossa primeira coleção quisemos criar impacto. A coleção é composta por quatro modelos, agora cinco com o lançamento da Maria para adulto e criança. Quisemos criar uma coleção de básicos com o twist de moda. As peças têm um print com uma frase que empodera a mulher, fazendo-a sentir-se especial sempre que usa uma peça nossa.
Nada na Peryod. é por acaso. As mulheres que homenageamos deixaram-nos uma herança incrível e uma história feliz. Quebraram barreiras e mostraram ao mundo que é possível. Esta é a nossa forma, não só de lhes prestar uma homenagem, como de dar a conhecer ao mundo a sua história, e com isto inspirar todas as mulheres.
Num mercado atualmente tão dinâmico, o que distingue esta marca das restantes?
Acima de tudo a nossa causa, somos uma marca com um propósito maior. E só assim nos faz sentido.
De onde surgiu o mote “Herstory makes history”?
O mote surgiu naturalmente, foi uma brincadeira de palavras onde conseguimos mostrar que, até na gramática, a história era ‘dele’. Estamos aqui para mudar a narrativa e fazer história da história dela. Daí também o próprio nome “Peryod.” que está associado a algo muito feminino, que é o período menstrual, mas também representa um ponto final e, então, a tal mudança de narrativa que pretendemos.
Torna-se mais difícil lançar uma coleção de sucesso em plena pandemia?
Sim, é um desafio ainda maior. No entanto, a nossa venda é feita exclusivamente online, e não dependendo para já de nenhuma loja física, por isso as dificuldades foram mais a nível operacional.
As questões da sustentabilidade estão presentes no ADN da marca. Foi desde início um valor que queriam implementar na Peryod?
Nos dias de hoje não faria sentido de outra forma e esteve desde início connosco. A consciência social e ambiental são uma premissa muito importante para nós. Para a Peryod. não faria mesmo sentido propormo-nos a tornar o mundo um lugar melhor e não focarmos na sustentabilidade. Por isso, as peças são feitas em algodão orgânico e em Portugal, e todo o processo utiliza práticas sustentáveis.
A Peryod tem uma clara missão ajudar as mulheres. E por isso que consideram tão importante todos os anos entregarem parte dos lucros a instituições que prestem apoio social a mulheres e raparigas em todo o mundo?
Exactamente. Sendo nós uma causa mais que uma marca, não poderíamos vender apenas roupa. Para nós é essencial esta questão social e de conseguirmos dar um retorno efetivo à comunidade à nossa volta. Assim, por cada peça comprada, um euro reverte para uma associação à escolha do cliente. Neste momento temos três associações para escolha de doação e o que queremos é alargar cada vez mais este leque de escolha à medida que formos crescendo.
Quais são os planos para o futuro?
Acima de tudo sentirmo-nos fator de mudança para um mundo mais justo e igualitário. Fazer este caminho com uma comunidade criada por nós, onde nos sentimos empoderadas. Queremos que todas as mulheres se sintam seguras na nossa comunidade e sintam que o espaço Peryod. é sempre um espaço de todas. Por isso também é muito importante para nós os testemunhos reais que vamos partilhando. Estes geram partilha, ajuda e conversa sobre temas que, efetivamente, têm que ser falados. Fazermos alguém perceber que não está sozinha no seu percurso, é um grande orgulho. E claro, vestir o mundo com a nossa mensagem.
Confira toda a coleção aqui.