Foi paiol de pólvora, fábrica de moeda, alfândega, conserveira e até o Convento de Madre Deus de Monchique de Miragaia, fundado no século XVI ao abrigo da Ordem dos Frades Menores, mas desde o verão de 2020 que este espaço, situado na margem portuense do rio Douro, se converteu na segunda unidade hoteleira de quatro estrelas do Grupo Neya.
Com o cuidado de preservar o património histórico e a traça original, o Neya Porto Hotel fundiu-os perfeitamente com a envolvência: os pormenores arquitetónicos e as placas informativas contam a herança industrial de outrora e, nos 124 quartos, o betão, o ferro, a madeira e a pedra granítica ganham destaque. Há ainda 12 suítes inspiradas na Rota das Indústrias, com decoração e detalhes que remetem para marcas como Corticeira Amorim, Vista Alegre ou Bordallo Pinheiro. Pelos antigos claustros acede-se ao Spa, com quatro salas de tratamento, e à igreja e no restaurante Viva Porto estão presentes iguarias portuguesas com um toque contemporâneo.
Visitar a cidade Invicta é um bom plano para as férias da Páscoa, pelo que o hotel preparou um programa familiar que inclui três noites de estada para um casal com uma criança, caça aos ovos na manhã de domingo, seguida do tradicional almoço de Páscoa, e passeio de cruzeiro pelas seis pontes do Douro (e586).