A revista CARAS é, a partir de hoje – data em que foi assinado o negócio com a Impresa Publishing – um título que integra o novo grupo de comunicação social Trust in News Unipessoal Lda., detida a cem por cento por Luís Delgado.
Com esta operação, transitam para o novo grupo as redações de cada um dos títulos – além da CARAS, a Activa, a Visão, a Caras Decoração, Courrier Internacional, Exame, Exame Informática, Jornal de Letras, TeleNovelas, TV Mais, Visão História e Visão Júnior – num total de 180 trabalhadores.
A Trust in News torna-se assim o maior de imprensa escrita em Portugal: são 12 títulos, com uma circulação paga conjunta de 326 mil exemplares, segundo o último relatório da APCT, e um universo de leitores de mais de 1,7 milhões, segundo os dados do Bareme Imprensa, além de 1,347 milhões de seguidores no Facebook e 114 mil seguidores no Instagram.
Luis Delgado tem uma vida dedicada à comunicação social, como jornalista, comentador, administrador e empresário. Sobre este desafio, afirma:“Estas revistas, além de serem quase todas líderes de mercado e títulos de reconhecido valor para milhares de leitores, são também um bom negócio, que factura muitos milhões de euros e tem EBITDAS positivos muito interessantes. Acredito que as revistas em papel têm futuro, apesar do crescimento do digital, onde estes títulos também se posicionam e vão continuar a crescer. E acredito, acima de tudo, que se pode criar ainda mais valor em redor destas marcas prestigiadas e de referência”.
Luis Delgado conta, enquanto jornalismo, com títulos como o DN, e a revistaSábado no seu currículo; foi também fundador e diretor do Diário Digital, administrador delegado da Lusa, CEO do Grupo Lusomundo Media, da Portugal Telecom, fundador e acionista maioritário da Time Out Lisboa e Porto, fundador e acionista maioritário do Mercado da Ribeira/Time Out (do qual ainda é Presidente), cuja posição acionista vendeu ao Grupo Time Out Internacional, em Londres. É acionista e também Presidente da Time Out Market Porto, cujo projeto está em fase de licenciamento, além de acionista de várias empresas, em setores tão diversos como o imobiliário, restauração, consultoria e crowdfunding/bolsa de empréstimos, entre outros.
Mafalda Anjos, diretora da Visão, assumirá também as funções de publisher.
AS MARCAS
VISÃO – A newsmagazine mais lida em Portugal (377 mil leitores) e a publicação nacional com maior carteira de assinantes (cerca de 30 mil). Em 2017 registou, até outubro, uma circulação média paga de 63 399 exemplares – o terceiro maior título de informação geral do País, e o único a subir vendas em banca. Em 2018, a revista semanal celebra 25 anos de existência, sempre pautados por um jornalismo rigoroso, isento, atrativo e independente, que fizeram do seu título uma das marcas mais respeitadas da imprensa nacional.
CARAS – A revista semanal de referência no segmento de Sociedade entra, em 2018, no 23.º ano da sua existência, com uma circulação média paga de 42 728 exemplares e uma audiência média de 235 mil leitores. Grande parte do seu prestígio alicerça-se no facto de, ao longo da sua existência, sempre ter retratado de forma séria, rigorosa e responsável a vida das celebridades, bem como pelo seu dinamismo na promoção e realização de eventos exclusivos, cujo principal exemplo é a Gala dos Globos de Ouro.
EXAME – A revista mensal de economia e negócios líder em Portugal, com uma circulação média paga de 16 253 exemplares e uma audiência de 170 mil leitores. Quase a completar três décadas de existência, a Exame continua a ser uma referência do jornalismo económico, promovendo e realizando diversas conferências e eventos já imprescindíveis para empresários e gestores.
ACTIVA – A revista mensal feminina, com uma longa história em Portugal e um grupo fiel de leitoras: 180 mil e uma circulação média paga de 31 766 exemplares por mês. É uma referência há quase três décadas, sempre pelo mesmo motivo: cumprir a sua missão de informar, auxiliar, inspirar e divertir.
VISÃO HISTÓRIA – Revista bimestral, que nos faz conhecer o passado para melhor compreendermos o presente, a entrar no seu décimo ano de existência como referência e líder no seu setor: circulação paga de 19 545 exemplares e uma audiência média de 106 mil leitores.
COURRIER INTERNACIONAL – Revista mensal dedicada à seleção e divulgação dos melhores textos jornalísticos publicados na imprensa internacional e que já se afirmou como uma referência no panorama editorial português, com uma circulação paga de 16 228 exemplares e uma audiência média de 62 mil leitores.
EXAME INFORMÁTICA – Revista mensal e líder destacada do seu segmento, a grande distância da concorrência. Há 23 anos que analisa as novas tecnologias para uma comunidade de leitores fiéis: atualmente, regista uma circulação total paga de 18 846 exemplares, e uma audiência média de 177 mil leitores.
JL – JORNAL DE LETRAS, ARTES E IDEIAS – Jornal quinzenal dedicado à cultura, à criação e ao pensamento, único no panorama da imprensa nacional e da nossa língua, com 37 anos de publicação ininterrupta, sempre com o mesmo diretor: José Carlos de Vasconcelos. Com uma circulação paga de 6839 exemplares, presente em bibliotecas, escolas e universidades de todo o mundo de língua portuguesa
CARAS DECORAÇÃO – Revista mensal e líder no seu segmento, a grande distância da concorrência direta, com uma circulação paga de 15 740 exemplares e uma audiência média de 147 mil leitores, que a torna num caso singular em Portugal.
VISÃO JÚNIOR – Revista mensal com características únicas no mercado editorial português, prestes a entrar no seu 14.º ano de existência. Regista, em 2017, uma circulação paga de 12 878 exemplares e uma audiência média de 70 mil leitores, constituída não só por crianças mas também por pais e professores.
TV MAIS – Revista semanal de informação sobre a programação televisiva nacional, entretenimento e atualidade social, fundada em 1993, com uma circulação paga de 35 458 exemplares, e uma audiência média de 138 mil leitores.
TELENOVELAS – Revista semanal que celebra 20 anos de publicação, em janeiro de 2018, sempre a informar sobre a realidade e os bastidores de um dos formatos mais populares da televisão e muitos outros assuntos de interesse feminino. Regista uma circulação paga de 46 575 exemplares, e uma audiência média de 153 mil leitores.
Fontes: APCT (jan-Out 2017) e Bareme Imprensa (2.ª Vaga 2017)