A Toyota criou em 1994, o mercado SUV
compacto com o lançamento do primeiro Recreational Active Vehicle com tração às 4 rodas (RAV4). O segmento dos SUV
compactos, hoje, é um dos poucos que continua em crescimento na Europa, com o
aumento das vendas de 18% entre 2008 e 2012. Em 2011, no mercado Europeu
ocidental o segmento totalizou 772.346 unidades.
Lançado como um veículo compacto (3,69 m), de
3 portas, o primeiro “4WD urbano” foi bastante diferente dos
tradicionais 4×4. O RAV4 estava equipado com um motor de 2.0 litros montado
transversalmente, numa carroçaria/chassis monobloco e com conjunto de suspensão
independente. Hoje, existem mais de 20 modelos diferentes neste segmento.
Em 2010 existia mais de 10 diferentes modelos
no segmento dos SUV compactos, em 2012 esse número aumentou para 19.
Disponível em mais de 150 países, as três
gerações de RAV4 acumularam vendas superiores a 4,5 milhões de unidades. A
verdade é que apesar da concorrência ser agora bem diferente, o RAV4 tem
estabelecido uma reputação de conforto, facilidade de condução, maneabilidade e
capacidades de progressão em terrenos mais complicados.
A 4ª Geração Toyota RAV4
O design e as linhas marcantes foram
fundamentais para o sucesso do modelo; estas continuam a ser igualmente
relevantes nesta 4ª geração. Tal como nos últimos 18 anos de comercialização
das gerações anteriores. O design é agora mais forte, mais sofisticado
acompanhado por um design interior com maior qualidade, mais espaço para os
ocupantes, maior capacidade de carga e também mais conforto e segurança. Os
tempos são outros!
O habitáculo afunilou em direção à
retaguarda, enquanto e os ângulos das óticas traseiras, a linha de tejadilho e
o spoiler integrado foram otimizados para estabilizar o fluxo de ar por cima da
carroçaria, minimizando a turbulência e reduzindo a resistência.
A tranquilidade a bordo – e estabilidade –
foi reforçada também pelas medidas tomadas na parte inferior do RAV4. A
aerodinâmica também foi revista nas cavas das rodas dianteiras e traseiras,
assim como nas proteções do motor, do piso, do depósito de combustível, nos
braços de suspensão traseiros e nas extremidades traseiras.
Em conjunto com a reduzida projeção frontal,
estas melhorias aerodinâmicas em diferentes aspetos do veículo baixaram o seu
coeficiente aerodinâmico para apenas Cd 0.31.
A distância entre os passageiros dianteiros e
traseiros de 970 mm coloca o novo RAV4 como o melhor da classe. Em complemento,
os encostos dos bancos dianteiros de design fino proporcionam uma generosa
acomodação e espaço para os passageiros traseiros, sendo este um dos atributos
que se destaca na nova geração.
Os bancos traseiros, que podem ser rebatidos
na proporção máxima de 60:40, são agora mais confortáveis beneficiando da
reclinação do assento em 2º, permitindo um melhor apoio.
O comprimento da superfície de carga aumentou
para 1,025 mm, elevando a capacidade para 547 litros. O espaço inferior da
bagageira também aumentou 51 litros, de 49 para 100 litros (para versões
equipadas com kit de reparação de emergência).
Para Portugal estão disponíveis as
motorizações diesel 2.0 D-4D, 2.2 D-4D e 2.2 D-CAT. O novo RAV4 está disponível
em tração dianteira ou integral graças ao sistema Integrated Dynamic Drive que interage
com outros sistemas dinâmicos, como o controlo de binário 4WD, o controlo de
estabilidade (VSC) e a direção assistida elétrica (EPS). O sistema de controlo
de binário dinâmico 4WD utiliza informações provenientes de vários sensores
(como a velocidade, o ângulo de viragem, a carga do acelerador e as acelerações
laterais) para controlar automaticamente a transmissão de potência para o eixo
traseiro enviando binário sempre que necessário.
Motor diesel 2.0 D-4D
Equipado com turbocompressor com geometria
variável, o novo 4 cilindros diesel de 1998 cm3 desenvolve 124 cavalos às 3600
rpm e produz 310 Nm de binário máximo entre 1600 e as 2400 rpm, com a
disponibilidade de 300 Nm desde as 1400 rpm. Ligado a uma caixa manual de 6
velocidades e tração dianteira, este novo RAV4 é capaz de acelerar dos
0-100km/h em 10.5 segundos e atingir 180 km/h de velocidade máxima.
O bloco 2.0 D-4D, 4 cilindros, 2231 cm3 D-4D,
desenvolve 150 cavalos às 3600 rpm e um binário máximo de 340 Nm entre as 2000
e as 2800 rpm. Em opção encontra-se disponível uma caixa manual ou automática,
ambas de 6 velocidades aliada apenas à tração integral.
O novo RAV4 partilha a mesma estrutura de
suspensão frontal McPherson e a constituída por multi braços na suspensão
traseira, ambas utilizadas na geração anterior. Contudo ambos os sistemas foram
revistos e otimizados para melhorar o conforto a bordo e melhorar a resposta da
direção, assim como a precisão.
Os preços variam entre os 33.660 euros da versão
de acesso 2.0D – 4DV Active 4X2 e os 38.020 euros para o 2.0D-4D Exclusive. A
unidade com tração 4X4 do RAV4 está à venda a partir de 47.850 euros.