Marie Kondo popularizou-se pelo seu método de limpeza e arrumação KonMari, sendo também autora de livros sobre o tema, mas recentemente admitiu ter-se dado “por vencida” e desistido de ter a casa sempre arrumada, uma decisão que tomou depois do nascimento do seu terceiro filho, em maio de 2021.
“A minha casa está desarrumada, mas a forma como passo o tempo é a mais acertada para mim neste momento e nesta etapa da minha vida”, confessou a escritora em entrevista ao The Washington Post.
A ‘guru da arrumação’ japonesa, que se tornou famosa após a publicação do livro “A Magia da Arrumação”, admitiu que a maternidade a fez mudar as prioridades. “Até agora, eu limpava profissionalmente, pelo que fiz todos os possíveis por manter a minha casa sempre organizada. Mas acabei por me dar por vencida. Agora entendo que o que é importante para mim é desfrutar do tempo que tenho com os meus filhos em casa”, acrescentou.
Kondo, de 38 anos, e o marido, Takumi Kawahara, de 39, casaram-se em 2012 e em 2015 deram as boas-vindas à primeira filha, Satsuki. Um ano mais tarde, em 2016, nasceu a segunda filha do casal, Miko. Quando em 2021 nasceu o terceiro filho, um menino, Marie Kondo e o marido – que viviam nessa altura nos Estados Unidos – decidiram regressar ao Japão e a escritora tomou a decisão de mudar o seu método, centrando-se menos em organizar e mais no ‘kurashi’, um conceito japonês que se traduz como ‘a forma ideal de passar o nosso tempo’, focando-se mais em organizar o tempo e não tanto o espaço.