
Brad Pitt falou sobre uma condição de que acredita sofrer.
O ator de 58 anos admite em entrevista à revista “GQ” que tem prosopagnosia, uma incapacidade de reconhecer total ou parcialmente rostos ou feições. Também conhecida como “cegueira facial”, faz com que alguém não consiga distinguir facilmente outras pessoas, até mesmo as que lhe são mais próximas. Quem tem esta condição foca-se antes em outras característcas, como o cabelo, a voz ou até a linguagem gestual, usando estes traços para reconhecer pessoas.
Durante a entrevista, Brad Pitt confirma que ainda não recebeu o diagnóstico oficial e explica que ele próprio demorou a admitir a si próprio esta incapacidade. “Não consigo compreender um rosto”, confessa. Diz que isso muitas vezes o pode fazer parecer distraído ou antipático, uma vez que acaba por não se conectar com facilmente com os outros. “Muitas pessoas detestam-me porque pensam que estou a desrespeitá-las”.
Sobre as reações que recebe quando fala desta situação, afirma: “Ninguém acredita em mim! Gostava de conhecer outras pessoas que também tenham prosopagnosia”. Brad Pitt pretende então partilhar a sua experiência para ajudar quem também possa estar a passar pelo mesmo.