
Volodymyr Zelensky não escondeu a emoção ao revelar que só tinha vista a mulher e os filhos por uma ocasião desde que as tropas russas invadiram a Ucrânia, a 24 de fevereiro. O presidente ucraniano fez a confissão na semana passada, quando questionado por repórteres. “Trabalhar e dormir, é isso”, referiu sobre como tem sido passado o seu tempo desde que a guerra começou.
E mesmo dormir tem sido complicado, uma vez que, segundo relatam jornalistas do New York Times, Zelensky apenas conseguirá ter cerca de três horas de sono por noite. “O inimigo marcou-me como alvo número 1 e a minha família como alvo número 2”, conta, demonstrando preocupação pelos que mais ama. Um pensamento que, aliado ao trabalho, não ajuda ao descanso. Quando questionado sobre se podia ver a familia, respondeu: “Não, não posso”. Alegadamente, Olena Zelenska, a sua mulher, continua na Ucrânia com os filhos, Oleksandra, de 17 anos, e Kyrylo, de 9. A localização é confidencial, por questões de segurança.
Quando lhe perguntaram se tinha medo de perder a vida, admitiu: “Sou um ser humano, estou vivo. Se uma pessoa não tem medo de perder a sua vida, ou a vida dos seus filhos, algo de errado se passa”.