
O rapper Jay-Z, em conjunto com a Team Roc, publicou vários anúncios de página inteira em jornais nos Estados Unidos para homenagear George Floyd, que morreu em Minneapolis no passado dia 25 de maio, depois de ter sido imobilizado por um polícia, Derek Chauvin, que lhe colocou o joelho sobre o pescoço, matando-o por asfixia, tal como confirmou uma autópsia independente. A morte do homem, de 46 anos, está a causar uma onda de indignação e levou muitas pessoas às ruas para protestarem contra o racismo existente no país.
O anúncio, partilhado nas redes sociais da Roc Nation, cita uma passagem de um discurso de Martin Luther King Jr, em 1965, em Selma, no Alabama.
“A única maneira de realmente conseguirmos a liberdade é, de alguma forma, esconder o medo da morte. Mas se um homem não descobrir algo pelo qual valerá a pena morrer, não está apto para viver. No fundo da nossa crença não-violenta está a convicção de que há coisas tão queridas, coisas tão preciosas, coisas tão eternamente verdadeiras pelas quais vale a pena morrer”, começa por dizer o texto.

“Um homem morre quando se recusa a defender o que é verdadeiro. Nós vamo-nos levantar aqui mesmo, no meio dos cães polícias, se eles os tiverem. No meio a gás lacrimogéneo!”, continua. “Vamos deixar que o mundo saiba que estamos determinados a sermos livres!”, conclui.
O anúncio foi assinado por Jay-Z e por outras organizações como The Innocence Project, Women’s Global Initiative, Until Freedom e a National Association of Criminal Defense Lawyers, entre outros, e publicado em jornais como o New York Times, o Los Angeles Times, o Chicago Tribune e o Philadelphia Enquirer, esta terça-feira, dia 2.