O relações-públicas Carlos Pissarra voltou a reunir arquitetos e designers de interiores em mais uma edição d’A Festa das Mesas, que decorreu no Hotel Palácio Estoril. Desafiados a criarem uma “mesa com arte”, Mafalda Galamas e Luís Ribeiro (Atelier Decoralista), Paula Laranjo e Vera Moreira (Branco sobre Branco), João Urbano e Manuel Arez (Conceitos de Arte), Michael Miranda, Maria João Gonçalves e Davide Gomes (Ding Dong), Paula Gomes e Sílvia Ramos (Insight), Tiago Patrício Rodrigues e João Bernardes Vilela (Pura Cal), Rita Salgueiro, Sílvia Costa, Cristina Santos e Silva, Dino Gonçalves e Manuel Francisco Jorge apresentaram 11 mesas nas quais refletiram vários universos criativos. “A decoração permite-nos criar ambientes para as pessoas viverem melhor e mais felizes. A arte tem de fazer parte das nossas casas e do nosso lifestyle, por isso pensei em lançar-lhes o desafio de criarem uma mesa com arte. Não é preciso ter muito dinheiro para se ter arte em casa. Podemos ter uma peça de artesanato, por exemplo. O engraçado é ver como é que, perante o mesmo desafio, cada um criou uma mesa completamente diferente das outras. Cada mesa tem a sua personalidade e estilo”, explicou Carlos Pissarra depois de receber os cerca de 150 convidados para este jantar.
Foi com um entusiasmo renovado que Rita Salgueiro voltou a aceitar o convite para criar uma mesa original. Este ano a designer de interiores inspirou-se na música e “trouxe” para a mesa um artista muito especial, como contou: “Quis prestar um tributo ao Zé Pedro, porque sempre o adorei. Ele tinha uma personalidade muito forte e um amor à música que o fez ultrapassar todos os desafios. O meu pai sempre esteve ligado ao mundo da música e cresci a ouvir os Xutos & Pontapés. Como centro de mesa, tenho uma guitarra, tenho os lenços que o Zé Pedro usava a fazer de guardanapos e as pulseiras com os bicos de metal à volta das jarras de flores. Depois, tenho as pulseiras de cabedal como argolas dos guardanapos.”
Partindo de uma inspiração completamente diferente, a dupla Vera Moreira e Paula Laranjo, da Branco sobre Branco, criou uma mesa menos roqueira mas igualmente convidativa. “Partimos de uma obra de arte do Manuel Casimiro, que é uma paisagem com alguma perspetiva. Temos um painel mural que parece ter muita profundidade, uma mesa que vai afunilando, e brincámos com as texturas e com a paleta de cores. Temos o preto/branco e pormenores de dourado. No fundo, sobrepomos três linguagens artísticas: a arquitetura de interiores, a pintura mural e a pintura do artista plástico”, salientou Vera Moreira.
Querendo proporcionar uma experiência artística completa aos convidados que se iriam sentar à sua mesa, os criativos da Ding Dong trouxeram, literalmente, o ateliê do artista para este jantar, como revelou Michael Miranda: “Trouxemos o chão do ateliê do Filipe Cortez para aqui. O artista vai estar aqui connosco e é como se o jantar decorresse no seu ateliê. Depois, selecionámos elementos muito neutros, como vasos em terracota e flores secas, que têm que ver com a ruína e a decadência, temáticas relacionadas com o trabalho do Filipe. Estamos muito contentes com este desafio, porque conseguimos proporcionar uma atmosfera completamente diferente.”
Para esta noite de festa e de glamour Mafalda Galamas e Luís Ribeiro, do Atelier Decoralista, também “moldaram ” a sua mesa com arte. “Focámo-nos no body casting, que são esculturas que trabalham o corpo humano. Montámos um storytelling desde o ateliê do artista até ao resultado final. É muito giro ver como é que com o mesmo briefing temos inspirações tão distintas. Aprendemos muito neste ambiente coletivo”, evidenciou a designer de interiores.
Celebrar à mesa Criadores inspiram-se na arte para decorarem mesas de festa
O relações-públicas Carlos Pissarra desafiou arquitetos e “designers” de interiores para mostrarem o seu universo criativo n'“A Festa das Mesas”, que decorreu no Hotel Palácio Estoril. Este ano os autores inspiraram-se em artistas e peças de arte para criarem as suas mesas.