Mais uma vez a revista Visão traz a Portugal a World Press Photo, uma iniciativa que premeia o melhor fotojornalismo que se faz a nível mundial e que está agora patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. Na inauguração desta mostra, que aborda alguns dos maiores dramas humanitários da atualidade, como a crise dos refugiados e os conflitos armados em várias partes do planeta, Mafalda Anjos, diretora da Visão, explicou a importância desta exposição para alertar consciências: “É fabuloso estar aqui e poder mostrar estas imagens extraordinárias que se colam à retina pelo impacto que têm. Esta não é só uma exposição de fotografia, são imagens que contam histórias, e é impossível olhar para elas e não ler as legendas. Estes fotojornalistas conseguem, às vezes com uma só fotografia, criar símbolos de uma causa ou de um acontecimento, como a Fotografia do Ano, que mostra aquela menina a chorar na fronteira do Texas enquanto a mãe é revistada por um guarda.”
Reforçando esta ideia, Yi Wen, curadora desta exposição, mostrou como estas imagens são verdadeiras janelas para o mundo: “Vivemos tempos cada vez mais desafiantes. Olhamos para esta exposição e vemos conflitos e muito sofrimento, mas também temos histórias que falam de beleza e de esperança. Estas narrativas são muito importantes para percebermos em que momento estamos e para onde queremos ir.”
Deixando também uma mensagem otimista, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, salientou o papel que o fotojornalismo pode assumir como catalisador da mudança: “Acredito que as fotografias podem mudar o mundo, porque alteram a forma como o vemos. Todas estas imagens nos convocam. Não seríamos os mesmos sem as fotografias. A World Press Photo é uma reunião daquilo que temos de mais expressivo e de mais significante. Aquele ditado que defende que ‘uma imagem vale mais que mil palavras’ é bem verdade, perdoem-me os homens da escrita.”
Além de se poderem ver as fotografias distinguidas no âmbito da World Press Photo, a Fundação Galp, em parceria com a Visão, mostra ainda o trabalho documental O Mar Que nos Une, que convida os visitantes a viajarem pelos mares de Portugal continental, Açores, Brasil, Espanha, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Esta exposição pode ser visitada até 19 de maio.
Personalidades “viajam” pelo mundo na inauguração da “World Press Photo”
+ Vistos
Mais na Caras
Gémeos Jacques e Gabriella do Mónaco foram os protagonistas das celebrações da Santa Devota
Os filhos dos príncipes Alberto e Charlene do Mónaco, de seis anos, desempenharam um importante papel neste dia festivo.
Como Cristiano Ronaldo surpreendeu Georgina Rodríguez em dia de aniversário
A companheira do futebolista faz 27 anos esta quarta-feira, dia 27.
Princesa Eugenie recorda momento especial
"O flashback de um dia muito feliz", partilhou a filha mais nova dos duques de York.
Chegou ao fim o casamento de Ellen Page com Emma Portner
O enlace de três anos chegou ao fim poucas semanas depois de Page ter assumido ser transgénero.
Georgina Rodríguez - 27 anos, 27 visuais que marcaram
A companheira de Cristiano Ronaldo comemora mais um aniversário esta quarta-feira, dia 27.
Sandra Bullock venda fabulosa casa de praia na Georgia
Uma casa dominado pelo branco e pelo castanho das madeiras.
Joana Cruz diz-se determinada na luta contra o cancro da mama
A radialista, de 42 anos, mantém o otimismo e a esperança na sua luta contra a doença.
Liliana Campos admite que foi difícil aceitar a chegada da menopausa
A apresentadora não reconheceu logo os primeiros sintomas, que associou ao ‘stress’ que viveu no fim de vida da mãe.
Na CARAS desta semana, Rita Pereira, Tânia Ribas de Oliveira, Pedro Fernandes, Cláudia Vieira e Rui Maria Pêgo fazem alerta
Os famosos falam de "catástrofe" para descrever situação atual que estamos todos a viver.
O glamour da gémeas Spencer, sobrinhas da princesa Diana
Eliza e Amelia recordam a tia em entrevista à próxima edição da revista britânica "Tatler".
Letizia elege 'look' masculino para reunião em Madrid
Um conjunto príncipe de Gales composto por casaco e calças foi a opção da rainha.