Amor, família, amizade, acreditar e vencer. Bárbara Guimarães disse, desde o momento em que conheceu o diagnóstico de cancro da mama, que esses seriam os seus maiores trunfos contra a doença. Hoje, seis meses depois da primeira cirurgia, na qual lhe foi removido um tumor maligno da mama, continua a acreditar e a fazer-se valer desses trunfos. E Carlos Pegado, o homem junto de quem reencontrou o amor e que está a seu lado há mais de dois anos, tem sido um dos seus maiores aliados na luta contra a doença. “Vamos juntos” são as poucas palavras que Bárbara diz sobre o seu amor. E a verdade é que Carlos tem sido o seu grande apoio. É ele quem muitas vezes acompanha Bárbara às sessões de quimioterapia no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa, e também quem a ajuda a organizar o dia a dia quando a apresentadora da SIC se sente mais debilitada.
Ela sabe que este é um momento de se preservar e reservar todas as suas forças para lutar contra a doença. Por isso tem tentado proteger-se das polémicas que ainda rodeiam o seu divórcio de Manuel Maria Carrilho e os problemas derivados da guarda paternal dos dois filhos do casal: Dinis Maria, de 14 anos, que vive com o pai, e Carlota, de oito, que vive com a mãe. O espírito de Bárbara é positivo e, apesar da debilidade que resulta dos tratamentos, a apresentadora sente-se forte e com coragem, como já fez saber no seu balanço do último ano. “Num ano particularmente difícil em diferentes frentes, sinto-me honrada e feliz por continuar a sorrir e a acreditar.”
Com a sua vida dividida entre Lisboa e o Alentejo, onde recentemente adquiriu uma casa, Bárbara conta com o apoio do namorado e da sua família para levar um estilo de vida mais saudável e cada vez mais em contacto com a Natureza. Com especiais cuidados na alimentação, para que o seu organismo se fortaleça para receber os tratamentos e combater a doença, Bárbara tem no namorado um importante aliado, que, segundo nos contam, muitas vezes a ajuda a preparar refeições saudáveis para ambos ou até mesmo para receberem os amigos.
Dinis e Carlota fazem parte desses trunfos de que Bárbara fala. E entre mãe e filhos não têm faltado momentos de carinho e cumplicidade, que dão força a Bárbara e a ajudam a sentir-se melhor.
Pela frente ainda tem alguns meses de tratamento, que enfrenta com a determinação que já lhe conhecemos. Sempre que sai de casa, e porque perdeu o cabelo na sequência dos tratamentos de quimioterapia, gosta de colocar uma peruca muito semelhante ao penteado que sempre usou. Emociona-se com as muitas mensagens que recebe diariamente e, como já o admitiu em entrevista à CARAS, é esse carinho que também lhe dá força para continuar determinada em lutar e acreditar que terá dias muito felizes à sua espera, tanto pessoal como profissionalmente.
Amor de Carlos Pegado dá força a Bárbara na luta contra o cancro
Bárbara tem usado todas as suas forças para lutar contra a doença. Por isso tem mantido uma vida mais discreta, rodeada da família e dos amigos