Desde que teve o seu primeiro filho, James, há quatro anos, Patrícia Bull, de 38, começou a olhar para a vida e para as suas prioridades de forma diferente. Postura que se aguçou com a chegada de Francisca, há um ano e três meses. Por isso mesmo, a atriz e locutora decidiu respeitar as suas vontades e os seus timings e deixou a representação em stand by enquanto se dedicou por completo aos filhos. “Todas as decisões profissionais que tomo têm por base os meus filhos. Ainda estou muito dependente das rotinas e dos horários deles e tento conciliar o máximo possível. É importante para mim poder estar lá”, admite. Ainda assim, reconhece que já está na hora de voltar a abraçar projetos enquanto atriz. Para que a felicidade que sente ao lado do marido, Ricardo Gonçalves, com quem está há seis anos, e dos filhos, seja transversal a todas as áreas da sua vida.
– Há um ano que é mãe de dois. O que é que mudou com a chegada da Francisca?
Patrícia Bull – Tudo! O trabalho passou a ser a triplicar, mas é tudo muito bom. O medo que tinha de não conseguir gostar tanto do segundo filho como gosto do primeiro foi completamente ultrapassado. Não foi logo no primeiro, nem no segundo dia, mas é um amor sem explicação. No meu caso, não há diferença nenhuma de sentimentos para cada filho. Continuo a olhar para o meu filho com o mesmo amor e faço o mesmo com a Francisca. Não consigo distinguir o amor que tenho por um e pelo outro. Não tenho filhos preferidos, adoro os dois, um completa o outro. Já não consigo ver o James sem a Francisca, nem a Francisca sem o James. Houve uma altura em que estava muito cansada e toda a minha energia era para a Francisca e comecei a sentir que podia estar a fazer falta ao James, porque já não lhe dava tanto colinho nem atenção. Aí comecei a sentir alguma culpa. Mas houve uma pessoa que me disse que já estava a dar o melhor presente que poderia alguma vez dar ao meu filho e não tinha que sentir essa culpa. Estava a dar todo um mundo novo. E é verdade.
– O que é que os seus filhos lhe acrescentam?
– Tudo. São um universo sem fim por descobrir e desbravar. E isso fascina-me. Fascina-me não saber o que vai ser o dia de amanhã, que descoberta nova é que vão fazer… É infinito: o amor é infinito, a descoberta é infinita e diária, e acrescentam-me tudo. Tenho sempre mais um bocado de paciência, mais um bocado de amor, mais um bocado de calma. Se calhar, era mais pequenina e mais simplificada e agora sinto-me maior cá dentro. E conduzo a minha vida de maneira completamente diferente, por eles.
– A chegada de um filho altera sempre a dinâmica familiar e do casal. Como é que foi para si, enquanto mulher, lidar com isso?
– O papel do homem no meio desta equação é muito difícil. Ele fica um bocado afastado. Mas temos de ter alguma sabedoria e destreza para voltar a reunir a família toda e fazer com que o homem não se sinta desintegrado. Os filhos são tão meus que às vezes esqueço-me que também são do outro. É uma coisa umbilical. O meu marido sempre me ajudou bastante. Esteve ao meu lado nos partos, é o primeiro a pegar neles para lhes dar banho e faz tudo. Tenho essa sorte. Mas, em termos emocionais, em termos dessa ligação uterina, o homem está fora da equação. É preciso haver um equilíbrio no meio disto tudo.
Leia esta entrevista na íntegra na edição 1132 da revista CARAS.
Assinatura Digital
Apple Store
Google Play
Patrícia Bull: “Antes de ser mãe era mais pequenina e simplificada”
+ Vistos
Mais na Caras
Cuidador dos cães de Lady Gaga fala sobre o assalto em que foi baleado
Ryan Fisher passeava os bulldogs franceses da cantora quando dois homens o abordaram e atacaram para roubar os animais.
Gal Gadot anuncia que está grávida do terceiro filho
A atriz já é mãe de Maya, de 9 anos, e de Alma, de 3.
Josh O'Connor é distinguido pelo trabalho na série "The Crown"
Aos 30 anos, o ator foi distinguido com um Golden Globe.
Ruy de Carvalho comemora 94.º aniversário
O ator está de parabéns esta segunda-feira, dia 1.
Nicolas Sarkozy condenado a 3 anos de prisão
O ex-presidente francês foi acusado dos crimes de corrupção e tráfico de influências por um tribunal em Paris.
Gillian Anderson vence Golden Globe de Melhor Atriz Secundária pelo papel de Margaret Thatcher em "The Crown"
Nos agradecimentos, a atriz não esqueceu Peter Morgan, criador da série e seu ex-companheiro.
Nasceu o segundo filho de Sara Esteves Cardoso
A relações-públicas é agora mãe de dois meninos.
Sacha Baron Cohen faz história nos Golden Globe Awards
O ator de 49 anos conquistou uma estatueta na noite deste domingo, dia 28. E não foi a primeira vez que recebeu tal distinção.
Bárbara Bandeira organiza 'baby shower' para Angie Costa e Miguel Coimbra
A atriz e o músico anunciaram recentemente que vão ser pais pela primeira vez,
O motivo da visita do príncipe Carlos ao pai, o duque de Edimburgo, no hospital
O antigo secretário de imprensa do Palácio de Buckingham Dickie Arbiter acredita que esta não foi apenas uma visita de rotina.
Viúva de Chadwick Boseman faz homenagem ao marido nos Golden Globes
O ator morreu no dia 28 de agosto do ano passado. O seu trabalho no filme “Ma Rainey: A Mãe do Blues” foi premiado na cerimónia de entrega de prémios.
Revelados os primeiros excertos da entrevista de Harry e Meghan a Oprah
A conversa será emitida na íntegra no próximo domingo, dia 7, na CBS, mas o canal publicou já dois pequenos excertos onde se podem ouvir algumas questões da apresentadora e respostas dos duques.