Desde que Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos se percebeu que a sua filha Ivanka teria um lugar de destaque. A ‘primeira filha’, como já é apelidada, tem tido um papel atípico na Casa Branca desde janeiro último e, ao que parece, a sua presença será cada vez mais uma certeza. Esta segunda-feira, 20 de março, o seu advogado, Jamie Gorelick, informou que, à semelhança do marido, Jared Kushner, que trabalha como assessor de Trump, também a empresária terá o seu próprio gabinete no segundo andar da Ala Oeste da residência oficial da presidência, em Washington, mesmo ao lado do gabinete de Dina Powell, atual conselheira para a Segurança Nacional. Além disso, a empresária aguarda também uma autorização formal de segurança e de dispositivos de comunicação do governo, o que indica que começa a ganhar terreno na qualidade de funcionária permanente da administração norte-americana.
Uma decisão que, embora não surpreenda, porque nas últimas semanas Ivanka já se tornou presença habitual em atos oficiais e reuniões com líderes internacionais, está a gerar alguma polémica. O que está a deixar os especialistas alarmados é sobretudo o facto de haver uma certa indefinição quanto à posição que a filha de Trump ocupa, considerando que se está próximo de um limite da ética. Jamie Gorelick esclareceu, no entanto, que a empresária não terá “um salário associado, funções formais atribuídas e [não fez] um juramento formal”, como é requerido sempre que se trata de um cargo oficial.
Recorde-se que Ivanka, de 35 anos, foi a única filha de Donald Trump – que também é pai de Donald Trump Jr, de 38, Eric, de 32, Tiffany, de 23, e Barron, de 11 – a trocar Nova Iorque por Washington quando o pai tomou posse como 45.º presidente dos Estados Unidos. Esta tem, aliás, desempenhado praticamente o papel de primeira-dama, uma vez que Melania Trump optou por permanecer em Nova Iorque pelo menos até ao final do ano escolar, para não prejudicar os estudos do filho, Barron.
A empresária é casada com Jared Kushner desde 2009 e tem três filhos: Arabella Rose, de cinco anos, Joseph, de três, e Theodore, que completa um ano no próximo dia 27 de março.
Ivanka Trump ganha poder na Casa Branca e a polémica instala-se
+ Vistos
Mais na Caras
Príncipe William diz estar orgulhoso dos avós por terem tomado a vacina contra a covid-19
a rainha Isabel II e o príncipe Philip já receberam a primeira dose da vacina.
Cláudia Vieira deslumbra com visual vintage Versace
A atriz escolheu um look inspirado no ano 1984!
João Salgueiro da Costa e Mariana Vasconcelos Fernandes: “A nossa casa é mesmo cheia de amor”
O cavaleiro e a arquiteta de interiores estão juntos há nove anos e foram pais de Maria da Luz em fevereiro.
Windoh garante: “Sou multifacetado e vou continuar a fazer o que me faz feliz”
É um dos “youtubers” com mais sucesso em Portugal e lançou agora o seu primeiro “single”, “Freaky”.
David Carreira homenageia a mãe: "És um exemplo de força"
O cantor partilhou uma fotografia de infância e, na legenda, dedicou uma mensagem carinhosa a Fernanda Antunes.
Joana Cruz luta contra um cancro da mama
A radialista e apresentadora anunciou aproveitou o anúncio do diagnóstico para fazer um apelo importante: "Faz a tua palpação mamária".
O telefonema incómodo que Marilyn Monroe fez a Jacqueline Kennedy
A atriz ligou à mulher do presidente dos Estados Unidos, Jacqueline Kennedy, para lhe dizer que mantinha uma relação com John F. Kennedy.
Cláudio Ramos conta como faz o sumo que bebe ao pequeno-almoço
São estes os ingredientes que o apresentador usa.
Os visuais de Maria Botelho Moniz nesta semana
O que a apresentadora usou para conduzir "Dois às 10" ao lado de Cláudio Ramos na TVI.
Ana Garcia Martins diagnosticada com covid-19
A blogger conhecida como "A Pipoca Mais Doce" fala dos sintomas que está a sentir.