Ricardo Pereira sorri, dá um autógrafo, deixa-se fotografar pelos fãs. É simpático. Mais do que simpático, o ator – português e com um sucesso inigualável no Brasil – é espontâneo, humilde. Francisca Pinto Ribeiro, de 30 anos, acompanha os passos do marido com orgulho. Não porque toda a gente o conhece, mas porque o ator merece esse reconhecimento. Para a pesquisadora de arte, Ricardo é o marido maravilhoso e o pai presente. E é com ele que mantemos esta conversa. Um encontro marcado no Rock in Rio, no Rio de Janeiro, onde o ator – que está envolvido no projeto social que o Rock in Rio está a promover, “Lixo no Lixo, Rio no Coração” – e a mulher estiveram para ver especificamente o concerto de Beyoncé. A data não poderia ser a melhor: 14 de setembro, às 00h05..
– Já passa da meia-noite. Parabéns, Ricardo! Grande presente de aniversário…
– Obrigado! Sim, vir à Cidade do Rock ver este concerto é uma excelente forma de festejar o meu 34.º aniversário. [risos] Mas tenho recebido tantos presentes que me têm deixado tão feliz…
– Isso é muito bom…
– Sim. Estão a acontecer muitas coisas boas na minha vida e esta semana foi demais. Entre o aniversário da Francisca e festejarmos sete anos de namoro, ainda estreei aqui no Rio de Janeiro, ao lado da excelente atriz Maria Ribeiro, a peça ‘Um Sonho para Dois’, que era um desejo que eu tinha, e daqui a três dias estreia ‘Joia Rara’, a nova novela da Globo que estou a gravar.
– E há ainda a gravidez da Francisca…
– Claro! A Francisca está no oitavo mês de gravidez, já estamos ansiosos para ver a cara da bebé. O Vicente tem quase dois anos e é uma criança que se percebe que é feliz e isto é tudo o que um pai precisa. Tenho tido uma vida bem intensa.
– Com tudo a correr tão bem, não chega a achar que está a viver um sonho?
– Sim, por vezes preciso de digerir tudo o que de bom me acontece e nessa altura é bom ir para um cantinho com as pessoas que me acompanham nesta luta diária e todos juntos entendermos o que se passa.
– Para continuar com os pés bem assentes na terra?
– Sim, sempre. É importante ter os pés bem assentes na terra, nem que seja apenas um dedinho que nos faça descer à realidade sempre que necessário. Os momentos bons são para aproveitar e desfrutar e são resultado do trabalho diário, mas devemos entendê-los, dar-lhes o devido valor e agradecer a quem nos acompanha e também os torna possíveis!
– Agora que falta menos de um mês para o nascimento da Francisca, está a ficar ansioso?
– Sim, a ansiedade neste momento é enorme. Até porque vai certamente ser diferente do Vicente e queremos ver como é. Depois, dizem que as raparigas são mais ligadas ao pai e quero apurar se isso é verdade… [risos]
– No início da conversa dizia-me que festejavam também sete anos de namoro.
– São sete anos de vida em comum e fazemos sempre questão de festejar e durante alguns dias, porque a Francisca faz anos a 12, começámos a namorar a 13 e eu faço anos a 14. Este ano, devido à minha agenda profissional super preenchida e ao facto de a Francisca estar na reta final da gravidez, não fizemos uma grande comemoração, mas fazemos algumas, pequenas mas muito boas!
– Têm sido sete anos preenchidos com…
– Sorrisos, muitos beijos, amor, alegria, viagens, e sempre de mãos dadas.
Ricardo Pereira e Francisca Pinto Ribeiro: “Estamos ansiosos para conhecer a bebé”
A um mês do nascimento de Francisca, o ator português – que empresta a imagem ao projeto social do Rock in Rio “Lixo no Lixo, Rio no Coração” – e a mulher estiveram na edição brasileira do festival que teve lugar no Parque dos Atletas, conhecido também como Cidade do Rock, na Barra da Tijuca.