Surpresa para a grande maioria dos espetadores,
"orgulho e emoção" para os familiares.

Desta forma se resume a homenagem a D.
Diogo Pereira Coutinho, que se realizou no hipódromo de Cascais no último dia do Concurso Hípico Internacional – Grande Prémio de Portugal.

A homenagem foi o culminar de uma jornada de sucesso de um dos mais novos membros da família, uma vez que o jovem
João Pereira Coutinho, de 14 anos, venceu duas provas e ficou em terceiro lugar na outra competição em que participou.

Foi, por isso, natural que tivesse acompanhado o avô, D. Diogo Pereira Coutinho, e também a irmã,
Diana, durante a cerimónia que, acima de tudo, elogiou a ligação da família ao universo do hipismo, através do cavalo Baloubet du Rouet, um dos melhores do mundo, graças às medalhas olímpicas e diversas vitórias no campeonato do mundo da especialidade.

Afastado da competição, Baloubet du Rouet, propriedade de D. Diogo Pereira Coutinho, está finalmente em Portugal, para felicidade de todos:
"A verdade é que este magnífico cavalo, apesar de ter sido sempre de um português, saltou em quatro continentes, mas só agora está em Portugal. É considerado por muito como o melhor cavalo de todos os tempos. Foram feitas ofertas completamente loucas, mas D. Diogo sempre considerou o Baloubet du Rouet como um filho. Atualmente, vai vê-lo todos os dias, faz-lhe festas e oferece-lhe bombons. Existe uma grande empatia entre os dois e D. Diogo, que tem 89 anos, só deseja que nada lhe falte", explicou o treinador e cavaleiro
António Frutuoso de Melo, acrescentando:
"Quisemos dar ênfase, nesta cerimónia, à forte ligação da família ao hipismo. O proprietário foi cavaleiro durante muitos anos, ambos os filhos foram cavaleiros, os netos também o são e já há uma bisneta que também adora cavalos. Foi algo muito bo-nito de presenciar."

Na pista do Hipódromo Manuel Possolo, D. Diogo Pereira Coutinho e os netos mais novos, Diana e João, receberam uma placa comemorativa – que regista a homenagem – das mãos de
Duarte Nobre Guedes, presidente do Turismo Estoril e de
Carlos Carreira, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Na Tenda VIP, os irmãos
Vasco e
João Pereira Coutinho, bem como outros membros da família, com destaque para a quarta geração, representada por
Maria Luísa, de quase três anos, assistiram, emocionados, à homenagem.

"É um momento de orgulho para o proprietário e emocionante para todos nós. Estamos muito satisfeitos com esta homenagem", confidenciou à CARAS um dos elementos da família Pereira Coutinho.