A aposta na arquitetura contemporânea em plena área rural sugere, por si só, paixão pelos contrastes. Carmo Amaro, a dona desta casa, não é uma mulher convencional. Pianista de profissão, designer de vocação, é também fundadora, com o designer Nuno Benito, da Carpet Diem, empresa de tapetes inspirados “na felicidade, amor e amizade”, com desenho e fabrico próprios.
Carmo comprou o terreno na Comporta, onde esta moradia foi construída, há quase 30 anos, numa época em que não havia uma única casa nas imediações. “Andava à procura, com a minha família, de uma segunda casa, perto da praia e de Lisboa, para me ‘desligar’ durante os fins de semana. Apaixonei-me por este lote, pela tranquilidade e privacidade que a floresta de sobreiro e pinheiro lhe conferem”, recorda. A casa viria a surgir uns bons anos depois: uma construção de linhas direitas, simples, com grandes panos de vidro e um interior com uma colossal sala de 100m2, repartidos por um duplo pé-direito, com mais de cinco metros, e um mezanino de guardas transparentes, que pouco espaço deixa para a imaginação. “Gosto de espaços amplos e de peças grandes. Ter fotos em grande formato nas paredes dá-me uma sensação de conforto”, explica Carmo Amaro. A designer compôs uma harmoniosa sinfonia decorativa, marcada pela fusão de eras e estilos. Uma atraente mistura, sem pretensões, porém muito eficaz, de elementos barrocos com peças vintage e design de referência: Charles e Ray Eames, Eero Saarinen, Verner Panton, Tom Dixon, só para mencionar alguns. “Também trouxemos mobiliário usado de outras casas e um piano que era da minha mãe, que toco com frequência”, salienta.
Mas os pilares da decoração são, inevitavelmente, os tapetes, de cores exuberantes, que animam a atmosfera e a relacionam com a natureza envolvente.
Lá fora, uma magnífica piscina rodeada de árvores e um jardim. “É o meu lugar preferido. Fazemos muita vida lá fora, comemos ao ar livre, nadamos, cuidamos das flores”, relata Carmo com um entusiasmo quase tão contagiante quanto a alegria e a paz que emanam da sua casa e que nos impele a dizer “muito obrigado”!
Decoração: Arte no campo
Abrigada entre árvores, acariciada pela brisa do oceano, uma casa, na Comporta, onde se mesclam sensações e estilos.