
(c) Imagem cedida pelo Turismo de Tenerife

São sete ilhas plantadas no Atlântico onde o sol brilha todo o ano. No inverno, a temperatura média é de 19ºC e no Verão sobe até aos 23ºC. Quando se passeia pelas praias ou se admira as paisagens imponentes, as preocupações do quotidiano parecem desaparecer.
As praias apelam ao descanso ou à prática de desportos náuticos como o windsurf ou o mergulho. No interior, a vista surpreende sempre e convida ao cicloturismo, à escalada e até à espeleologia. Ficam na memória as paisagens vulcânicas de Lanzarote, as praias de dunas de Fuerteventura e Gran Canária ou os bosques verdes da La Palma e de La Gomera. Aventura, tranquilidade ou conforto. As Canárias têm tudo para oferecer.

A força da natureza vulcânica
As ilhas respiram a natureza vulcânica. O terceiro vulcão mais alto do mundo, o imponente e histórico Teide, dá a Tenerife um cunho especial. Mas a natureza magmática das ilhas Canárias não fica por aqui. Cada milímetro de terra é marcado por esta força antiga e misteriosa que dotou as sete ilhas da sua beleza e caráter.
Quando a lava surgiu das profundezas da terra para criar estas ilhas, esculpiu picos afilados, talhou formas geométricas e falésias abruptas. Desenhou praias de sonho e fundos oceânicos inacreditáveis. Em alguns pontos, estas formas caprichosas vestem-se de verde, noutros apresentam-se nuas, como no caso da paisagem lunar de Lanzarote.

Para todas as vontades
A escolha é de quem visita. Passar a noite num grande complexo junto ao mar ou num lugar perdido no meio da natureza. As Ilhas Canárias são conhecidas pela sua grande hospitalidade.
Na hora de escolher onde ficar, todas as possibilidades estão em aberto. Em pequenos aldeamentos tranquilos para se desconectar e dedicar-se inteiramente a descansar longe das multidões. Nas cidades maiores com uma oferta completa: uma ampla gama de restaurantes, cinemas, museus e centros comerciais. Ou até em povoações cuja principal vantagem é a proximidade a lugares para praticar golf, surf, ciclismo ou qualquer outro desporto. Costuma dizer-se que nas Canárias cabe tudo.

256 quilómetros de praia
São uma das zonas com maior biodiversidade do mundo. Em apenas sete ilhas, é possível encontrar centenas de paisagens diferentes. Dunas, bosques, vulcões, um céu estrelado. E claro, muitas praias. Praias de areia negra, vermelha, roxa ou branca. Praias virgens e turísticas. Praias perfeitas para relaxar e praias perfeitas para o desporto. São 256 quilómetros de praias que cobrem todos os gostos e vontades. Uma sinfonia de experiências e cores.

Um paraíso aqui ao lado
E a verdade é que as Canárias são um paraíso a poucas horas de voo das cidades portuguesas. Com uma ampla rede de infraestruturas e serviços, a tranquilidade de poder usar o euro e o cartão europeu de saúde em qualquer momento é uma vantagem para muitos. Há aeroportos nas sete ilhas Canárias. Os que recebem maior tráfego internacional são os de Gran Canaria, Tenerife Sur, Lanzarote e Fuerteventura.
As 7 ilhas num minuto

Tenerife
Apanhar sol, visitar o imponente Teide, conectar-se com a natureza. Jogar golf ou divertir-se num parque temático. Tenerife é perfeita para famílias. Num dia de sorte, ainda pode avistar baleias em liberdade.

Gran Canaria
É um continente em miniatura que para além de oferecer zonas naturais protegidas, como as Dunas de Maspalomas, também dispõe de uma grande oferta de lazer e bem-estar. São quase 60 quilómetros de praia debaixo de sol.

Lanzarote
Parece saída de outro planeta. Visitar o Parque Nacional da Timanfaya é a melhor maneira de conhecer a lua sem sair da Terra. É a ilha de Saramago, onde moram vulcões adormecidos e o silêncio reina.

Fuerteventura
Areia branca e águas turquesa. É praia de uma ponta à outra. E um paraíso para os amantes do vento e das ondas. Entre os 150 quilómetros de praias, as queijarias da ilha são paragem obrigatória.

La Palma
O lugar para se conectar com a natureza. A ilha bonita. Entre vulcões e bosques com vegetação pré-histórica, encontra um dos céus mais estrelados do mundo. Ainda pode aventurar-se pelos mais de mil quilómetros de trilhos. Um paraíso para os amantes de trekking.

La Gomera
Bosques frondosos e milenares que desembocam em praias de areia negra por entre declives profundos. Uma ilha de lendas e de magia. O silbo gomero, a língua aborígena da ilha, é património cultural imaterial da humanidade.

El Hierro
A ilha mais pequena e que é um refúgio de tranquilidade. Mergulhar nestas águas límpidas é entrar num mundo de silêncio e beleza. É a primeira ilha 100% sustentável. Toda a energia provém de fontes renováveis. Conta com 46 pontes de imersão para mergulhos inesquecíveis.
Para mais informações consulte o Portal Oficial de Turismo de Espanha.