Nas Bancas

Charles-Philippe d’Orléans e Diana de Cadaval: Um casal em perfeita sintonia

A duquesa de Cadaval e o duque de Anjou estiveram na 86.ª edição da Feira do Livro de Lisboa a dar autógrafos. Na ocasião, Diana de Cadaval e Charles-Philippe d’Orléans conversaram com a CARAS e revelaram alguns dos interesses que têm em comum.

Marta Mesquita
25 de junho de 2016, 16:00

Se o senso comum defende que “os opostos se atraem”, também é verdade que as afinidades e gostos em comum aproximam duas pessoas. É precisamente o caso de Diana de Cadaval e Charles-Philippe d’Orléans. Apaixonados por História e Literatura, dois dos muitos interesses que partilham, a duquesa de Cadaval e o duque de Anjou estiveram na 86.ª Feira do Livro de Lisboa, onde mostraram à CARAS como conseguem ser, em casa e fora dela, um casal em perfeita sintonia.
– Até aqui vão dar autógrafos ao mesmo tempo. São, de facto, um casal em sintonia...
Diana de Cadaval
– Já vim à Feira do Livro várias vezes e adoro. É uma ocasião em que podemos estar com os nossos leitores e ficar a saber o que acharam dos nossos livros. É muito gratificante termos esse feedback.
Charles-Philippe – É a segunda vez que venho e acho que o sucesso desta feira é notável. É muito bom ver que as pessoas gostam de ler e que se interessam por toda esta área. E é ótimo podermos partilhar mais esta atividade.
– Os livros são uma das maiores paixões que têm em comum?
Diana de Cadaval
– Sim, partilhamos este gosto pelos livros, pela pesquisa, pela História de Portugal e até pelo património. À medida que vamos escrevendo, trocamos ideias, mas devo confessar que isso acontece mais no final do processo. Temos maneiras distintas de escrever e ambos sabemos muito bem a direção que queremos tomar. Por isso, partilho a minha visão só quando o livro já está bastante encaminhado.
Charles-Philippe – Mas é im­portante partilharmos opiniões. Fazemo-lo na escrita, tal como em todas as outras áreas das nossas vidas.
– Já escreve há alguns anos e tem quatro livros publicados. Sente-se realizada com o percurso que tem feito na escrita?
Diana de Cadaval
– Sim. O meu balanço é muito positivo, porque tenho feito aquilo que realmente gosto, que é ler, pesquisar e escrever. Ainda bem que existem livros, porque enriquecem o nosso dia-a-dia.
– Os seus livros estão relacio­nados com a História e com as famílias reais. É uma forma de também preservar o legado da sua família?
– De uma certa maneira, sim. É uma forma de apresentar ao meu público parte da História de Portugal, mas de uma maneira mais acessível e leve. O romance torna a leitura mais fácil.
– O seu mais recente livro, Os Conjurados de 1640, aborda um episódio decisivo na His­tória de Portugal. A escolha deste tema é reveladora da sua paixão pelo nosso país...
Charles-Philippe
– Sim, mas não preciso de escrever um livro para mostrar a paixão que tenho por Portugal. Gosto muito deste país e acho que tem uma História magnífica.
– A escrita é apenas uma parte das vossas vidas profissionais. Têm conseguido conciliar de forma harmoniosa todos os papéis, profissionais e pessoais?
Diana
de Cadaval – O segredo está na organização. Com boa vontade conseguimos fazer tudo.
Charles-Philippe – Não é difícil conciliar tudo. É mesmo uma questão de organização. E o apoio que damos um ao outro também é fundamental.
– Vão celebrar o oitavo aniversário de casamento e, ao que parece, têm sido anos de muita cumplicidade...
Diana de Cadaval
– Sem dúvida! E o melhor é a nossa Isabelle, que já tem quatro anos. A beleza do casamento reside na partilha e nestas nossas afinidades. São elas que têm enriquecido a nossa vida como casal. E temos muitos mais interesses em comum para além dos livros. Felizmente, temos muitas coisas que nos ligam.
Charles-Philippe – Têm sido anos repletos de grandes momentos e aventuras. Temos vivido grandes alegrias. Por isso é que digo que têm sido magníficos.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras