Nas Bancas

Afonso, filho dos duques de Bragança, investido ‘liurai’ numa visita a Timor

Ativo promotor das tradições timorenses, D. Duarte esteve com a família em Baucau, onde participou numa cerimónia “liurai”. 

Redação CARAS
11 de setembro de 2014, 16:25

Grande defensor dos direitos do povo timorense, D. Duarte de Bragança tem mantido uma relação estreita com aquele país e em 2012 recebeu mesmo a dupla nacionalidade, assim como uma condecoração da Ordem de Mérito atribuída pelo então presidente José Ramos-Horta. Este verão, o duque de Bragança viajou com a mulher, D. Isabel, e os três filhos, Afonso, Francisca e Dinis, de 18, 17 e 14 anos, para Timor, onde assistiram à abertura da segunda reunião da associação do Senado dos Liurais na cidade de Baucau (os liurais governavam os reinos em que se dividia Timor-Leste antes da administração portuguesa e são ainda muito respeitados pela população, assegurando a manutenção dos usos e costumes tradicionais).
Por ter atingido a maioridwade, Afonso de Bragança foi investido liurai honorário, numa cerimónia em que envergou as vestes tradicionais e o característico kaibauk, a coroa liurai. A família foi depois recebida em parada pelos organizadores do encontro, juntamente com grupos de moradores, dançarinos e tocadoras de babadok (um pequeno tambor tradicional). A cerimónia prosseguiu no interior do antigo mercado municipal português, com intervenções de figuras ligadas à associação e também do próprio D. Duarte.
Os duques de Bragança tiveram ainda oportunidade de conhecer algumas das praias de Baucau e depois D. Isabel seguiu com os filhos para o Brasil.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras