Nas Bancas

D. Duarte Pio e Juan Carlos de Espanha

D. Duarte Pio e Juan Carlos de Espanha

Getty Images

D. Duarte comenta decisão do rei de Espanha

Duque de Bragança acredita que problemas de saúde levarm Juan Carlos a abdicar

2 de junho de 2014, 18:19

D. Duarte Pio, duque de Bragança, considera que o rei Juan Carlos terá optado por abdicar pelo facto de a sua saúde já não estar a cem por cento. “Basta ver as fotografias dele, os problemas de saúde, a dificuldade em deslocar-se”, notou, em declarações à Lusa, acrescentado: “Cumprir as missões que tem cumprido tem sido um grande sacrifício pessoal.”
“O rei da Bélgica, a rainha da Holanda, o próprio Papa abdicaram quando acharam que a sua saúde não estava em condições para cumprirem as suas missões”
, lembrou D. Duarte, considerando que o monarca espanhol seguiu bons exemplos.
"Creio que a grande vantagem da monarquia em países como a Espanha e como a Suécia é que a transição da chefia de Estado é feita de uma maneira tranquila, sem lutas políticas e com uma continuidade que permite ao futuro chefe de Estado continuar a obra que o pai fez", defendeu, lembrando que “Juan Carlos evitou os conflitos que, por exemplo, tivemos em Portugal na transição para a democracia – que foi extremamente violenta, com grande destruição da economia, com milhares de mortos nos países que são hoje da CPLP, verdadeiros genocídios com a independência".
D. Duarte adiantou ainda que considera que o príncipe Felipe é um digno sucessor do pa: “O príncipe Felipe tem algumas vantagens em relação ao pai”, diz, lembrando que fala bem catalão e que está casado “com uma espanhola de origem muito popular”, além de “ser um jovem muito simpático e caloroso” e “muito integrado na realidade democrática da Espanha de hoje”. Por outro lado, sublinha, “o príncipe Filipe teve uma preparação técnica e profissional para a sua missão notável e tem um relacionamento pessoal com as elites políticas, culturais e militares espanholas que certamente o ajudarão na sua missão”.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras