Nas Bancas

Princesa Mette-Marit da Noruega

Princesa Mette-Marit da Noruega

Getty Images

Princesa Mette-Marit fala da relação difícil que teve com o pai

O pai mulher do príncipe Haakon da Noruega era alcoólico e tentou, inclusivamente, aproveitar-se do facto de a filha ser princesa em seu próprio benefício.

Redação CARAS
4 de abril de 2014, 12:08

A princesa Mette-Marit está envolvida num projeto cultural que consiste em contar histórias e falar sobre literatura durante viagens de comboio. E ontem, quando falava de uma obra em que o escritor norueguês Karl Ove Knausgard discorre sobre a morte do pai, a mulher do príncipe Haakon não conteve a emoção. “Um dos temas mais complicados da minha vida é a minha relação com o meu pai e a forma como encaro a morte”, explicou Mette-Marit, descrevendo também o que sentiu quando leu o livro em questão: “Foi como se dentro de mim algo se tivesse desfeito em pedaços, como se de repente de abrisse um vazio no peito. Era inverno, estávamos num chalé e quando saí para esquiar, foi como se o vento pudesse passar através do meu corpo”.
A princesa teve uma relação difícil com o progenitor, Sven O. Hoiby, que tinha problemas com o álcool e, inclusivamente, tentou aproveitar-se da popularidade da filha em seu próprio benefício. Os dois afastaram-se, mas em 2007, quando Sven se encontrava em fase terminal de cancro do pulmão, fizeram as pazes.
“Quando o meu pai morreu, houve muitas coisas que não tive a oportunidade de dizer, muitas coisas que não percebia e pelas quais me culpava. Knausgard escreveu sobre o seu pai, mas eu senti que estava a escrever sobre o meu (…) Desde pequena que soube que tinha de esconder sempre qualquer coisa, porque nenhum dos meus amigos sabia que o meu pai era alcoólico. Penso que a alegria que sentia quando me refugiava no mundo dos livros fortaleceu o meu gosto pela leitura. A literatura ajuda-nos a compreender as coisas mais importantes da nossa vida, o que nos torna mais vulneráveis, o que nos envergonha”, afirmou ainda a princesa referindo-se à obra apresentada durante o encontro dedicado à leitura.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras