Nas Bancas

Casamento de Alberto e Charlene: A ementa do jantar oficial

A ementa do banquete, que decorreu nos terraços da Ópera Garnier, ficou a cargo do 'chef' Alain Ducasse, e foi inspirada na gastronomia tradicional mediterrânica.

Andreia Guerreiro
3 de julho de 2011, 17:42

O príncipe Alberto do Mónaco e Charlene Wittstock escolheram Alain Ducasse, um dos mais conceituados cozinheiros do mundo, para confecionar a ementa do jantar servido aos cerca de 450 convidados para o jantar oficial do seu casamento, que decorreu nos terraços da Ópera Garnier. O chef francês inspirou-se sobretudo na cozinha mediterrânica, recorrendo a muitos produtos locais, e contou com a colaboração de experientes profissionais para este menu que descreveu como "magnífico, elegante, sedutor e saboroso".

A decoração e organização da sala

Branco, dourado, azul e verde eram as cores dominantes no espaço que acolheu os cerca de 450 convidados para o jantar oficial do casamento dos príncipes Alberto e Charlene. As mesas foram decoradas com centros de flores desses tons e as cadeiras douradas tinham assentos brancos.

A mesa de honra em forma de T permitia aos noivos ter uma visão privilegiada sobre toda a sala. Alberto e Charlene e os respetivos familiares ficaram sentados na parte transversal, e o espaço restante foi ocupado por chefes de Estado e membros das famílias reais que se fizeram representar no Principado. Todos os outros convidados foram distribuídos por mesas redondas de dez lugares.

O chef Alain Ducasse
O chef Alain Ducasse
Getty Images
A ementa

Como entrada foi servida uma especialidade monegasca, o
barbagiuan
, uma espécie de empada de massa fina recheada com legumes, ervas aromáticas, ovo e queijo parmesão.


Num prato
"grande e oval"
, Alain Ducasse recriou a paisagem típica da Riviera Francesa, sobrepondo diversos legumes e hortaliças, como tomate, beterraba e rábano, tudo decorado com amêndoa, flores de
courgette
e aipo. Por baixo estava então o peixe, tainha marinada. Tudo regado com azeite, ingrediente indispensável na cozinha mediterrânica.


Cumprindo com o prometido, um menu saboroso, mas muito saudável, o
chef
Ducasse apresentou ainda um prato de legumes salteados, entre os quais cenouras, alcachofras, alho francês, ervilhas, feijão-verde e cogumelos.


Foram depois servidas batatas cozidas em molho de açafrão, juntamente com vários peixes e mariscos, entre os quais camarão, filetes de salmonete, lulas, besugo e polvo.


Uma gelatina de morangos e frutos silvestres foi o primeiro doce servido. Seguiu-se um gelado de leite, acompanhado por bolacha crocante.


Alberto e Charlene: O bolo
Alberto e Charlene: O bolo
Reuters
O bolo de casamento

Momentos antes do espetáculo de fogo-de-artifício que encerrou as comemorações do casamento real do Mónaco, os príncipes Alberto e Charlene partiram o magnífico bolo com sete andares, um metro e meio de diâmetro e dois metros e meio de altura. Alain Ducasse apostou no branco com apontamentos rosa. Foram necessárias 2 500 flores de açúcar para decorar o bolo
" de amêndoa, com uma fina compota de groselha e uma mousse ligeira de baunilha, coberta de chocolate branco e algumas gotas de groselha"
. No topo, o elemento mais simbólico: uma prótea, flor típica da África do Sul, em homenagem a Charlene Wittstock.




De referir que muitos dos produtos utilizados - legumes e leite - vieram da residência oficial de férias da família Grimaldi em Roc Agel. Era nesta propriedade que a antiga nadadora sul-africana vivia desde que foi anunciado o seu noivado com Alberto do Mónaco, no verão do ano passado.
"Na horta do príncipe crescem muito bem as beringelas, as abóboras e os pimentos (...). Não é uma ementa formal. Não haverá nenhum peixe nobre, apenas o proveniente de pesca sustentável. Não haverá caviar. Arriscámos num menu mediterrânico um pouco atrevido"
, explicou Alain Ducasse há já algumas semanas.


Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras