Nas Bancas

Quem é a condessa Mountbatten, amiga próxima da rainha e do duque de Edimburgo?

A sua relação com a monarquia inglesa é de grande longevidade.

CARAS
5 de fevereiro de 2019, 09:00

Não é comum ouvir falar de um amigo próximo da rainha Isabel II ou do duque de Edimburgo, mas eles existem e Lady Mountbatten é um bom exemplo disso. Ela não é apenas mais um membro da família real inglesa, mas uma das amigas mais próximas de Isabel II e do seu marido, o duque de Edimburgo. Mais conhecida por Penny, a condesa é filha única de Reginald Eastwood. Foi através do seu casamento com Norton Knatchbull, 3.º conde de Mountbatten, que se juntou à família real.

Encantou à sua passagem a coroa inglesa, mas de forma particular Isabel II e o marido, quando esta lhes foi apresentada em Norton, em 1975. Fonte próxima do clã recorda-a como “uma das jovens mais naturais que conheci, extrovertida sem ser ousada ou sedutora”.

A sua proximidade com os membros mais destacados da coroa inglesa não tardou em dar frutos, já que o seu marido estudou na mesma escola que o príncipe Carlos, acabando por se tornar seu padrinho de casamento em 1979. Desta união resultaram três filhos: Nicholas, Alexandra e Leonora. Esta última viria a falecer com cancro do fígado com apenas cinco anos, acontecimento que transtornou o seio familiar.

Após esta tragédia, a condessa Mountbatten acabou por tornar-se ainda mais próxima dos pais do príncipe Carlos, pese embora a diferença de idades ser superior a três décadas. Philip chegou inclusivamente a ensinar a condessa a conduzir carruagens.

Enquanto Penny era vista em público ao lado de Phillip, a sua amizade com a rainha cresceu a portas fechadas. No entanto, foi a força demonstrada pela condessa após o caso extraconjugal do seu marido, em 2010, que impressionou particularmente a monarca, dando lugar a uma maior abertura desta amizade em público.

Recusando-se a permitir que a traição a impedisse de cumprir o seu dever real, a condessa assumiu a administração do estado de Broadlands. E, apesar da proximidade do marido, Norton, à família real, uma fonte próxima da coroa garante: “A rainha e o príncipe Phillip não conseguiriam perdoá-lo por aquilo que ele fez a Penny.”

Desde então que é inseparável do duque de Edimburgo e da mulher, tendo até ganho uma alcunha curiosa entre os empregados do palácio: “e ainda” (‘and also’), já que faz parte das listas de convidados de todos os eventos do palácio. À medida que a rainha e o marido envelhecem é fácil de prever que muitos mais episódios de proximidade surgirão.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras