Nas Bancas

Fotografias oficiais da família real 'à lupa': O que revela a linguagem corporal dos seus membros

Foram analisadas as expressões faciais e corporais de Camilla e do príncipe Carlos, bem como dos respetivos netos, filhos e noras, nos retratos oficiais recentemente divulgados.

CARAS
19 de novembro de 2018, 15:34

Judi James, especialista em linguagem corporal, decidiu analisar as expressões da família real britânica nas fotografias divulgadas a propósito do 70º aniversário do príncipe Carlos. As imagens, que foram captadas no verão, mostram uma família bastante unida, mas, aparentemente, com alguns segredos.

A confiança de Kate e o seu status familiar parecem ter aumentado desde que Meghan integrou a família real, bem como após o nascimento de Louis. O rapaz mostra todos os sinais de ser um bebé feliz e, possivelmente, ‘fácil’, e Kate segura-o orgulhosamente, sem os sinais comuns de ansiedade que as mães pela primeira ou segunda vez costumam exibir”, aponta Judi ao jornal Daily Mail.

A especialista acrescenta ainda que a duquesa “carrega o bebé sem qualquer tentativa de partilhar deveres parentais e há algo na sua pose direita e sorriso simétrico e confiante que a colocam na posição de ‘líder de equipa’ no grupo familiar”. William, por sua vez, mantém o discreto estatuto de “espelho” da mulher, como sempre fez ao longo da relação, o que revela “sintonia” e um “grande afeto” entre o casal. “Embora o sorriso de William se assemelhe ao de Kate, é ela quem demonstra mais independência”, remata a especialista.

O grande segredo nas imagens parece ser escondido por Harry e Meghan que, possivelmente, já saberiam da gravidez da duquesa de Sussex. “Estes dois mostram estar ainda na fase de ‘namorico’ do casamento, com o duque a pousar levemente a mão sob a anca da mulher. E há algo suspeito naquele sorriso de boca fechada e olhar penetrante. Pode indicar que eles estariam ansiosos para partilhar as boas notícias”.

No caso de Meghan, a sua postura muda radicalmente de uma imagem para a outra – de um estado puramente formal, passa à sua versão mais descontraída, inclinando-se para a frente enquanto ri, focando-se nas crianças. “Enquanto o Harry parece o mais relaxado nas fotografias, a Meghan adota uma pose extremamente elegante, com uma mão sob a zona da barriga, o que poderá ser outra pista para a gravidez”, acrescenta James.

Já a princesa Charlotte faz lembrar o da princesa Ana quando era mais nova. “Ela parece mais que feliz por se sentar à frente, no banco, junto à duquesa de Cornualha. No segundo retrato, mais informal, ela ‘enrosca-se’ à carinhosa Camilla e mostra-se mais que habituada às câmaras”, refere Judi.

Já o irmão mais velho, George, é “muito mais extrovertido do que o avô, o príncipe Carlos, quando era pequeno. Ele é muito mais parecido ao pai nesse sentido, indicando alguma timidez com comportamentos tipicamente divertidos e malandros. Parece que quer sair do joelho do avô, mas a tranquilidade de Kate e de William sugerem que os filhos mais velhos são extrovertidos, mas bem comportados”.

O príncipe Carlos mostra-se sorridente, no entanto algo “relutante por toda a atenção”. Ainda assim, a imagem de poder está presente, “Ele enfatiza de forma discreta o seu status, através da posição das pernas e pose consistentemente formal”. Por outro lado, Camilla mostra sinais de “timidez, com uma postura ‘diminutiva’, que inclui os braços apoiados, as pernas juntas e a cabeça ligeiramente inclinada”. Ainda assim, Judi afirma que a posição das mãos da duquesa poderá sugerir, não só uma postura calma e tranquilizante, como algo dominante ou mesmo preocupada com a imagem transmitida.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras