Nas Bancas

10 A rainha Isabel II.jpg

Chris Jackson

Não vai acreditar na pessoa que viaja sempre com Isabel II

Uma pista: é do sexo masculino.

CARAS
31 de agosto de 2018, 16:02

Para Isabel II, as viagens são frequentes. E, como tal, há certas coisas que não dispensa. E uma delas é uma pessoa muito especial (e inesperada): David Rodgers. O nome não lhe é familiar? Pois bem, a sua função é a de acordar a rainha, ao tocar gaita-de-foles.

Apesar de parecer algo estranho, este é um cargo existente na realeza britânica desde 1843, com uma pequena pausa de quatro anos durante a II Guerra Mundial. Todos os dias, pelas nove horas da manhã, o piper - nome dado à pessoa que toca o referido instrumento - deverá tocar durante 15 minutos, sob a janela da rainha no palácio de Buckingham. Em Windsor, também toca na sala de jantar e apenas é dispensado quando a monarca se encontra em Sandringham, devido à falta de alojamento.

Gordon Webster, que foi piper da rainha nos anos 90, caracteriza a experiência como "Fantástica. E como Isabel II não gostava que repetisse melodias em dias próximos, aprendi umas 700 ou 800, que estavam sempre na minha mente". Webster, que mantinha funções na casa real na altura em que Diana morreu, diz "Na verdade, o William e o Harry experimentaram estas gaitas-de-foles nessa noite. Depois, voltei para Balmoral e foi aí que soubemos das más notícias".

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras