Nas Bancas

Isabel II não vai festejar a data em que subiu ao trono

A próxima terça-feira, dia 6, marcará o 66.º aniversário da ascensão de Isabel II ao trono. A rainha não irá celebrar a data.

CARAS
3 de fevereiro de 2018, 11:30

Corria o ano de 1952 quando Isabel II sucedeu ao trono e se assumiu como Rainha de Inglaterra. Tinha apenas 25 anos e, apesar de a sucessão ter acontecido no dia 6 de fevereiro, a sua coroação apenas ocorreu passado mais de um ano, no dia 2 de junho de 1953. Isto porque o pai de Isabel II, o rei George VI, faleceu durante o sono nesse mesmo dia 6 de fevereiro, aos 56 anos, vítima de trombose coronária. Como tal, a coroação da filha só foi possível passado o tempo de luto. E é também esse o motivo pelo qual a rainha prefere não celebrar a data, optando por se reservar e evitar qualquer compromisso ou aparição pública.
Na altura da morte do pai, de quem era muito próxima, Isabel II encontrava-se no Quénia com o marido, Filipe, duque de Edimburgo. O marido deu-lhe a notícia e os dois ficaram a conversar durante bastante tempo num jardim, revelou mais tarde o comandante Michael Parker, secretário privado de Filipe até 1957, que se encontrava na época com o casal.
O comandante revelou ainda que perguntou à então futura rainha, que nome iria usar, ao que Isabel II terá respondido "o meu próprio, claro".
Recentemente, a rainha de Inglaterra revelou alguns pormenores acerca do evento da coroação num documentário com o nome The Coronation.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras