Nas Bancas

Isabel II confessa as dificuldades que viveu no dia da sua coroação

Num documentário da BBC, a rainha de Inglaterra relembra o dia em que subiu ao trono com uma coroa que pesa mais de um quilo.

CARAS
12 de janeiro de 2018, 18:03

Isabel II é protagonista de "The Coronation", um documentário de quatro horas que vai ser emitido pela BBC a propósito da comemoração dos seus 65 anos como rainha. Os detalhes da cerimónia de coroação, relizada a 2 de junho de 1953, são agora revelados pela própria, incluindo a dificuldade que sentiu por usar na cabeça uma coroa que pesa mais de um quilo.

Entrevistada por Alastair Bruce, a monarca partilhou, em tom de brincadeira, que, se olhasse para baixo para ler o discurso, "partia o pescoço, [a coroa] caía". "Felizmente, eu e o meu pai temos a cabeça quase da mesma forma, mas depois de a colocares, ela fica...", diz Isabel II num dos excertos do documentário. "Há algumas desvantagens com as coroas, mas, de qualquer forma, são coisas bastante importantes", acrescenta.

A coroa Imperial do Estado é uma das principais joias da monarquia de Inlgaterra e está reservada para ocasiões especiais. Com 2868 diamantes (que incluem um de mais de 300 quilates), 17 safiras, 11 esmeraldas, cinco rubis, e ainda e 269 pérolas, entre ouro, prata e veludo, é natural que a joia pese um quilo e seiscentas gramas.

Mas não foi só o peso da peça a complicar a vida da monarca que tinha, na altura, 25 anos. "Lembro-me de um momento em que ia a caminhar pela passadeira e não conseguia mover-me de todo... Eles não pensaram bem nisso", recorda sobre o pesado manto real que levou às costas, não esquecendo que, além da coroa, levava o ceptro na mão direita, enquanto segurava o orbe, uma joia redonda maior do que a sua mão esquerda.

Nem mesmo a viagem na carruagem de ouro do Palácio de Buckingham a Westiminster se salvou da franqueza de Isabel II sobre o dia da sua coroação. No desabafo, descreve-a como "horrível". "Definitivamente [aquela carruagem] não é para viajar. Não é muito confortável", acrescentou.

O documentário, que conta ainda com imagens inéditas dos filhos da rainha enquanto crianças, estreia no domingo, dia 14, no canal BBC One.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras