Nas Bancas

Duques de Cambridge visitaram, emocionados, campo de concentração nazi

William e Kate estiveram no antigo campo de concentração Stutthof, em Gdansk, onde faleceram mais de 65 mil pessoas durante a ocupação alemã, na Segunda Guerra Mundial.

CARAS
18 de julho de 2017, 15:54

A manhã do segundo dia da visita oficial dos Duques de Cambridge à Polónia e à Alemanha. iniciou-se num lugar com profundo simbolismo.

Kate Middleton e o príncipe William visitaram hoje o campo de concentração de Stutthof, a 30 quilómetros de Gdansk.

Cerca de 110 mil pessoas, de 28 países, foram presas neste campo, onde 65 mil das quais morreram, incluindo 28 mil membros da comunidade judaica, durante a ocupação alemã, na Segunda Guerra Mundial.

O local foi convertido, recentemente, num museu. O casal real reuniu-se com o administrador e os funcionários seniores da instituição, antes de ser levado para um quartel e de ver uma memória bem real do drama ali vivido: os sapatos das vítimas do holocausto.

Mais tarde, os duques entraram no complexo principal, deixando para trás o que restava do campo: cabanas intactas que demonstravam as fracas condições de vida dos que passaram por lá.

As estruturas de madeira apresentavam fotografias dos que foram presos e alguns dos seus bens pessoais, que iam desde pentes e bonecas infantis até retratos desenhados por artistas encarcerados.

Kate e William receberam sapatos e roupas dos prisioneiros à chegada ao acampamento e visitaram a câmara de gás que matou os que estavam demasiado doentes para trabalhar.

Ainda durante a visita, o casal britânico conheceu dois compatriotas que sobreviveram ao campo de concentração nazi: Zigi Shipper e Manfred Goldberg.

os têm 87 anos e mudaram-se para Londres logo após o fim da guerra e só conseguiram visitar, este ano, o local que os atormentou em crianças.

Os duques, acompanhados pelos sobreviventes britânicos, mostraram o seu respeito pelas vítimas, ao colocarem pedras pelas campas memoriais judias, enquanto era recitada a oração El Maleh Rachamim.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras