Nas Bancas

Catherine Middleton e William

Catherine Middleton e William

Reuters

Lei de sucessão muda em Inglaterra

Se o príncipe William e Catherine Middleton tiverem uma filha, ela virá, um dia, a ser Rainha de Inglaterra.

Redação CARAS
28 de outubro de 2011, 16:51

Os 16 líderes dos países da Commonwealth que têm a Rainha de Inglaterra como Chefe de Estado votaram a mudança da lei de sucessão em Inglaterra.
Até agora o herdeiro do trono inglês era o primeiro rapaz filho dos reis. Só quando não houvesse filhos é que a coroa passaria para a filha mais velha, como aconteceu com o pai da Rainha Isabel II, Jorge VI.
A decisão foi tomada durante a Cimeira da Commonwealth, a decorrer na Austrália, durante a qual o primeiro-ministro inglês, David Cameron declarou: "Ou seja, se o Duque e a Duquesa de Cambridge tiverem uma menina, ela irá, um dia, ser a nossa Rainha". "A ideia de que um filho mais novo se torne monarca em vez de uma filha mais velha simplesmente porque ele é um homem, ou que um futuro monarca possa casar com alguém de todas as fés exceto a Católica - esta maneira de pensar entra em choque com os países modernos que nos tornámos", afirmou.
Foi também levantada a proibição de um monarca ou futuro monarca se casar com alguém da religião Católica.
Em visita oficial à Austrália, a Rainha Isabel II fez o discurso de abertura da Cimeira e, apesar de não ter mencionadao a lei de sucessão, afirmou que as mulheres devem ter uma maior papel na sociedade. "Isso encoraja-nos a encontrar maneiras para mostrar às raparigas e mulheres que devem assumir os seus papéis em pleno", disse a Rainha.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras