Nas Bancas

Kate e Diana: Comparação inevitável

Apesar de quase duas décadas de distância, o estilo de ambas é muito similar, embora Kate ainda esteja longe de ser o ícone de moda em que Diana se havia transformado.

Melissa Tavanez
1 de setembro de 2009, 15:45

Diana Spencer era loira, Kate Middleton é morena. Mas, para além desta óbvia diferença, será que há algum ponto em comum entre a falecida princesa de Gales - cujos 12 anos da morte se assinalam a 31 de Agosto - e a candidata a sua sucessora? O principal é, claro, o príncipe William. Mãe atenta e dedicada, Diana nutriu pelos filhos um amor cúmplice que estes sempre retribuíram. Quanto a Kate, parece gostar realmente de William, e este, por seu turno, ama a jovem plebeia ao ponto de estar decidido a fazer dela rainha da corte mais conservadora do mundo.

Ao estabelecer uma comparação entre as duas mulheres mais importantes da vida do futuro herdeiro do trono britânico, é quase inevitável olhar para a forma de vestir de uma e de outra. Para perceber que Kate tem optado por um visual clássico, muito ao estilo do de Diana. E embora esteja longe de ser apontada como um ícone de moda, como aconteceu com Diana, cuja beleza e elegância eram admiradas internacionalmente, a namorada de William poderá lá chegar com o tempo, pois também ela elege marcas conotadas com uma elegância conservadora.

Kate escolhe sempre peças discretas, mas com detalhes criativos, e, apesar de em tempos ter sido criticada por arriscar pouco, neste momento já começa a afirmar o 'estilo Middleton': usa quase sempre roupa de lojas da High Street, como a Jigsaw, marca da qual é assistente de vendas, Crew Clothing ou Whistles. A maior parte dos vestidos são criações de Katherine Hooker, Diane von Furstenberg ou BCBG. As botas e sapatos são geralmente da LK Bennett e as malas da Longchamp.

Diana e Kate Middleton
Diana e Kate Middleton
Getty

Ainda que as suas marcas preferidas sejam diferentes das que a princesa usava, a verdade é que, na compilação de fotos que publicamos nestas páginas, conseguem-se encontrar muitas semelhanças nos visuais de ambas, o que não deixa de ser curioso, tendo em conta que entre elas há um intervalo de duas décadas.

Uma coisa é certa: Kate está indubitavelmente melhor preparada para ocupar o lugar de futura herdeira do trono de Inglaterra do que Diana estava quando se casou com o príncipe Carlos. Diana Spencer tinha apenas 19 anos quando entrou para a família real. Trabalhava num jardim de infância, era proveniente de uma família aristocrata e passou por momentos muito complicados de adaptação e mesmo de identidade até se tornar uma mulher do mundo, a 'princesa do povo', como ficou conhecida desde a sua morte.

Kate, por seu lado, conta com a experiência de 27 anos vividos numa época de maior liberdade, é formada em História das Artes e conhece muitíssimo bem o namorado. Aliás, os amigos dizem que Kate idolatra o príncipe William desde sempre, pelo que a escolha da Universidade de St.-Andrews não terá sido inocente. Afinal, após o anúncio de que essa era a universidade escolhida pelo príncipe, aumentaram significativamente o número de inscrições femininas... A jovem Middleton terá depois conseguido chamar a atenção de William quando desfilou em roupas pouco discretas numa festa da universidade e, pouco depois, estavam a viver juntos na residência estudantil. Nesta altura, haverá poucas coisas da vida de William que possam surpreender a perspicaz e atenta Kate.

Diana e Kate Middleton
Diana e Kate Middleton
Getty
Já Diana, mal conhecia o príncipe Carlos quando se casou com ele. Foi escolhida por representar a noiva ideal para apresentar à família real de Inglaterra, em particular ao pai de Carlos, o duque de Edimburgo, que o pressionava para que se casasse rapidamente. Lady Di foi a escolhida, não por amor, mas por ter um passado impecável e por ser virgem, tal como era esperado da mãe de um futuro rei. Mas a sua inocência e inexperiência acabaram por a impedir de saber lidar, por exemplo, com as traições do marido, nunca tendo conseguido afastar
Camilla Parker-Bowles
do seu casamento.


A natureza da relação de Kate e William é bem diferente. Os dois conhecem-se muito bem, estão ambos seguros da sua relação, confiam um no outro, e Kate parece não temer competições. Aliás, se alguém poderá sentir alguma ansiedade, é William, que receia que Kate se farte do excesso de atenção por parte dos media. Não é por acaso que o príncipe chegou a pagar a advogados para divulgarem uma nota às redacções de jornais e revistas pedindo para preservar a privacidade da namorada, e que, desde então, Kate viva rodeada de seguranças e até de agentes da Scotland Yard. No entanto, Kate Middleton estará, nesta fase, muitíssimo melhor preparada para enfrentar pressões, críticas e
paparazzi
do que Diana estava no seu tempo.


Relacionados

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras