Nas Bancas

O gesto amoroso de Leonor e Sofía de Espanha para com senhora de 107 anos

A mulher mostrou-se muito agradecida.

CARAS
20 de junho de 2019, 12:02

No passado dia 19 de junho de 2019, Felipe VI de Espanha celebrou cinco anos de reinado. Para tornar a data ainda mais marcante, o rei fê-la coincidir com a entrega das condecorações da Ordem de Mérito Civil, que homenageiam um conjunto de cidadãos, reconhecendo o seu contributo pessoal para causas sociais.

"As pessoas que acabam de ser distinguidas hoje são protagonistas desta Espanha solidária e universal, e uma verdadeira fonte de orgulho para todos nós, para todos os nossos compatriotas. Admiramo-vos. E, acima de tudo, sinceros agradecimentos. Obrigado por terem feito em cada momento o que deviam, o ditava a vossa consciência, colocando o bem comum do coletivo à frente do vosso interesse pessoal", começou por dizer o rei, no seu discurso.

A cerimónia, que se realizou no Salão das Colunas do Palácio Real, esteve repleta de momentos emotivos, enquanto o rei entregava a condecoração a cada uma das 41 pessoas eleitas para receberem a Ordem de Mérito Civil.

Um desses momentos foi protagonizado por Clotilde Veniel, que aos 107 anos foi a pessoa mais velha a receber a condecoração.

A mulher, originária de Valência, esteve sempre a sorrir, enquanto cumprimentava os reis, a princesa e a infanta.

No entanto, na altura de retornar ao seu lugar, Letizia pediu às duas filhas que acompanhassem a senhora, uma indicação a que Leonor e Sofía prontamente obedeceram, sem nunca deixarem de sorrir - num gesto que agradou a todos os que assistiram àquele momento.

Em resposta, a senhora, que recebeu a distinção devido à sua contribuição social de voluntariado em organizações governamentais, mostrou-se encantada com o gesto das meninas. "São muito bonitas", disse-lhes, ao que as duas prontamente agradeceram.

Apesar da idade avançada, a Clotilde continua a fazer voluntariado, visitando doentes e em ações de recolha de roupa. "Tento transmitir alegria a todos os doentes, contando anedotas e dando-lhes esperança", afirmou a senhora.

Recorde o dia em que a princesa Leonor leu em público o 1º artigo da Constituição Espanhola, uma data que coincidiu com a celebração do seu 13º aniversário. A futura rainha de Espanha tem estado cada vez mais ativa na vida institucional.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras