Nas Bancas

As palavras de Felipe VI que comoveram os condecorados da Ordem de Mérito: "Obrigado pela vossa coragem"

A cerimónia de homenagem decorreu esta quarta-feira, 19 de junho, em Madrid.

CARAS
19 de junho de 2019, 16:49

O dia 19 de junho de 2014 tem, em Espanha, um sabor especial. Quem vive no ‘país vizinho’ sabe bem que este é um dia que marca o antes e o depois da sua história já que foi nessa mesma data que o rei Felipe VI assumiu o trono de Espanha. Foi exatamente esta data que, cinco anos depois, o monarca espanhol escolheu para fazer as condecorações da Ordem de Mérito Civil, entregues a um conjunto de cidadãos como forma de reconhecimento pelo seu contributo pessoal e contribuição social.

A rainha Letízia acompanhou este momento atentamente na presença das filhas, a infanta Sofía, de 13 anos, e a princesa Leonor, de 12. Também o presidente do Governo, Pedro Sánchez, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, marcaram presença nesta ocasião.

A cerimónia teve início às 12:00 com a interpretação do hino nacional por um quarteto de cordas composto por jovens estudantes da Escola Superior de Música Reina Sofía. Houve ainda apresentações individuais dos 41 condecorados, dos quais 22 homens e 19 mulheres. Após as condecorações, Felipe VI dirigiu-se a todos os homenageados com algumas palavras emotivas, que certamente comoveram os presentes.

"As pessoas que acabam de ser distinguidas hoje são protagonistas desta Espanha solidária e universal, e uma verdadeira fonte de orgulho para todos nós, para todos os nossos compatriotas, admiramo-vos. E, acima de tudo, sinceros agradecimentos. Obrigado por o terem feito em cada momento o que deviam, o ditava a vossa consciência, colocando o bem comum no coletivo à frente do vosso interesse pessoal. Obrigado pelo vosso dever ético e moral íntimo e profundo, virtudes cívicas que puseram em prática efetivamente para benefício de outros e muito acima do esperado. Obrigado pelo vosso trabalho diário que é, muitas vezes, a melhor prova do compromisso que têm com as pessoas, sejam elas próximas ou desconhecidas. Obrigado pela vossa coragem, pela vossa valentia, e por terem sido capazes, em muitos casos, de equilibrar sabiamente a audácia e a prudência e, assim, alcançar as conquistas e resultados que todos admiramos. Obrigado também por não esperarem nada em troca, porque este é mais um sinal da vossa generosidade e da grandeza da vossa visão e princípios", admitiu no seu longo discurso.

A cerimónia terminou antes das 13:00, hora local. Os reis e as suas filhas param do Salão das Colunas para o Salão de Gasparini para tirar uma fotografia de família na companhia de todos os condecorados. Recorde-se que Ordem de Mérito Civil foi criada pelo rei Afonso XIII em 1926 para reconhecer aqueles que exercem as suas atividades com excelência. Entre os condecorados constam organizações, associações e coletivos de diferentes âmbitos que trabalharam em virtude do interesse geral. A seleção de homenageados consta da relação entre a coroa espanhola e a sociedade ao longo de todo o ano, com atividades nos diferentes setores sociais.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras