Nas Bancas

Letizia faz discurso feminista em Bruxelas

A rainha marcou presença na cerimónia de abertura dos 'Dias Europeus para o Desenvolvimento'.

CARAS
6 de junho de 2018, 15:44

Igualdade de género foi um dos temas mais debatidos na edição deste ano dos Dias Europeus para o Desenvolvimento, em Bruxelas, cujo tema é Mulheres e raparigas na vanguarda do desenvolvimento sustentável: proteger, capacitar, investir. E Letizia esteve presente, tendo sido recebida pela rainha Mathilde da Bélgica.

Após subir ao palco, a mulher de Felipe fez um discurso marcante, abordando temas como a saúde, educação e crescimento económico. Em primeiro lugar, contou uma história verídica, "No mesmo dia em que caminhava pelo bairro mais pobre do continente americano, Cité Soleil, no Haiti, onde estive duas semanas para dar visibilidade e apoiar a cooperação espanhola, uma mulher foi nomeada a nova presidente da Bolsa de Nova Iorque. Ao mesmo tempo que o maior mercado de capitais do planeta era liderado, pela primeira vez, por uma mulher, Stacey Cunningham, uma outra, Nadine, de 17 anos, dizia-me, no seu melhor francês, que o seu filho de três anos - façam cálculos - não tinha o que comer. E contava-me que não sabia ler nem escrever e que quase tinha morrido no parto".

E continuou, "Vocês conhecem centenas, milhares de histórias como estas e sabem que este tipo de coisas acontece. todos os dias. E sabem também que falar do desenvolvimento humano nos leva a pensar em muitos mais fatores que excedem o que entendemos por 'crescimento económico'".

Em seguida, Letizia reforçou a importância da cooperação e trabalho conjunto de vários fatores e países no desenvolvimento geral. "É o enfoque de igualdade transversal, como afirmam as Nações Unidas e a Comissão Europeia, o que sustenta o desenvolvimento das capacidades que todo o ser humano merece: a oportunidade de ter educação, acesso a serviços de saúde, a deslocar-se com liberdade e segurança ou a alimentar-se com qualidade", acrescentou.

Para proferir estas fortes palavras, a rainha espanhola apostou num look total vermelho, uma cor igualmente intensa e uma das suas preferidas, sobretudo em eventos importantes.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras