Nas Bancas

Juan Carlos celebra 80º aniversário

O rei emérito de Espanha tem vivido nos últimos anos resguardado do olhar do público.

CARAS
5 de janeiro de 2018, 17:18

De nome completo Juan Carlos Alfonso Víctor María de Borbón y Borbón-Dos Sicilias, o rei emérito de Espanha nasceu em Roma, há 80 anos, quando a família real espanhola se encontrava no exílio, em sequência da proclamação da Segunda República Espanhola. Estudou em Portugal e, aos 10 anos, com autorização de Franco, pode ir estudar para Espanha, onde frequentou o Instituto San Sebastián e, depois, o Instituto San Isidro, em Madrid. A 14 de maio de 1962 casou, em Atenas,com a princesa Sofia da Grécia, filha dos reis da Grécia

Foi nomeado rei pelo ditador Francisco Franco, em 1969, e teve o mérito de fazer a transição pacífica do regime franquista para a democracia parlamentar. Porém, a sua popularidade foi diminuindo ao longo dos anos, devido a alguns escândalos, nomeadamente o envolvimento amoroso do rei com diversas mulheres. Em 2014, Juan Carlos abdica do trono para o filho, Felipe VI, tornando-se rei emérito desde então e retirando-se dos olhares do público.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras