Nas Bancas

10 decisões em que Letizia 'marcou pontos' nos 1000 dias como rainha

Uma viagem às decisões mais felizes de Letizia por ocasião dos 1000 dias de reinado.

CARAS
16 de março de 2017, 16:56

Passaram já 1000 dias desde 19 de junho de 2014, quando Filipe VI foi proclamado rei - com um primeiro discurso que prometia uma monarquia renovada e adequada aos novos tempos. Ao seu lado, a mulher, Letizia Ortiz, que tem vindo a demonstrar - com diversas escolhas, ao longo deste período de tempo - ter a postura de uma verdadeira rainha.

1. A decisão de não viajar à Arábia Saudita

No passado mês de janeiro, o rei Felipe VI viajou sozinho até à Arábia Saudita. Letizia afirmou recusar-se a visitar um país com um embaixador nos Estados Unidos que, quando questionado acerca da morte de crianças inocentes na consequência dos bombardeamentos, compara a situação a nunca mais poder ter intimidade com a sua esposa. O protocolo da família real contempla a ausência da rainha em algumas viagens do marido, e, neste caso, Letizia deixou um ponto bem marcado.

2. Recuperou a tradição da tiara das rainhas

Esperou exatamente 1000 dias desde que o seu sogro abdicou do trono para usar a tiara da flor de liz, que já havia sido usada pela rainha Sofía. Embora não seja fã de ostentar jóias,escolheu usar a referida peça no jantar de gala em honra do presidente argentino, Mauricio Macri, e da sua esposa, Juliana Awada. Esta é uma tiara com grande tradição na família real espanhola - o que fez com que a decisão da rainha tenha sido muito importante.

3. No dia da proclamação, soube respeitar o lugar do rei

Relegando-se para segundo plano, com um look acertado e uma postura discreta. Foi assim que Letizia marcou a sua presença no dia da proclamação de Felipe VI como rei. Sabia que o protagonista era o seu marido e cumpriu à risca o seu papel de rainha consorte.

4. Retomou as viagens humanitárias da sua sogra

Realizará em breve uma segunda viagem a África. Antes, já visitou as Honduras e El Salvador, trazendo de volta a tradição encetada pela rainha Sofía de visitar as zonas nas quais Espanha tem vindo a intervir para ajudar ao desenvolvimento.

5. O discurso perfeito em Ávila

A sua formação em Jornalismo dotou-a de uma boa capacidade de dominar o espaço, a comunicação verbal e não verbal. Estas capacidades ajudaram-na numa das suas últimas aparições em público, no passado dia 1 de Março, no Congresso Internacional 'Mujer y Discapacidad. Cruzamos fronteras'. A rainha raramente olhou para o papel, focando a sua atenção na audiência presente.

6. Voltou à neve

Desde que se tornaram reis, Felipe VI e Letizia raramente se deslocaram para esquiar ou praticar regatas, modalidades muito associadas à Família Real espanhola. No passado mês de Fevereiro, assistimos finalmente a uma alteração deste paradigma! Os reis viajaram até à estância de ski de Astún-Candanchú, em Huesca com as suas filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofia.

7. Inovou, aos poucos, a sua forma de vestir

A 6 de janeiro presenteou-nos com um dos seus melhores looks: um vestido e capa verde-azeitona. Desde que o seu marido é rei que tem inovado e arriscado muito mais no que diz respeito a roupa e penteados.

8. A decisão de não estar presente na tomada de posse de Rajoy

A ausência na tomada de posse de Mariano Rajoy foi uma decisão sem precedentes e que veio reabrir o debate acerca da posição que a esposa do monarca deve adotar nestas ocasiões. O certo é que a Constituição não decreta qualquer obrigatoriedade de presença da consorte, embora a rainha Sofía sempre tenha escolhido acompanhar o marido.

9. Reparou no erro protocolar de Macri e foi a tempo de o corrigir

O presidente argentino Mauricio Macri teve um momento de distração durante o jantar, na sua visita ao Palácio real. Estava prestes a brindar com água, - em vez de cava, um vinho espumante produzido na Catalunha - mas Letizia deu-se conta do erro a tempo de o corrigir e evitar que se quebrasse o protocolo.

10. Discursa em vários idiomas

Perseverante e perfeccionista. São duas grandes qualidades que associamos a Letizia. Prepara cada discurso de forma cuidadosa e tem a atenção de fazer corresponder o idioma no qual se expressa ao país que visita.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras