Nas Bancas

Rei Juan Carlos de Espanha: Abdicação foi “muito pensada”

Mariano Rajoy anunciou esta segunda-feira que o monarca espanhol renuncia ao trono a favor do filho, o príncipe Felipe.

Redação CARAS
2 de junho de 2014, 12:00

O rei de Espanha decidiu abdicar do trono, informou esta manhã o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy. Juan Carlos deixa assim o lugar que ocupou durante 39 anos à disposição do filho, o príncipe Felipe, que reinará como Felipe VI de Espanha.
As razões que motivaram esta decisão não foram esclarecidas, pois é o próprio rei que quer explicá-las a todos os espanhóis, numa comunicação ao país.
Rajoy explicou ainda que foi convocado um Conselho de Ministros extraordinário, já que, por se tratar de uma abdicação, é necessária aprovação de uma lei orgânica, mas garantiu que “num espaço de tempo muito curto, a Corte espanhola poderá nomear o príncipe das Astúrias rei de Espanha”. O presidente do governo espanhol elogiou ainda o trabalho desenvolvido por Juan Carlos, que descreveu como “um defensor incansável” dos direitos de todos os espanhóis, “principal impulsionador da democracia”, que sempre lutou pela “liberdade e a paz”.
Quanto ao príncipe Felipe, Rajoy referiu ainda que o trabalho que desenvolveu ao longo dos últimos vinte anos mostrar que é “uma sólida garantia de que o seu desempenho como Chefe de Estado estará à altura das expectativas mais exigentes”.
Juan Carlos de Espanha, de 76 anos, subiu ao trono espanhol a 22 de novembro de 1975. A decisão de deixar o seu sucessor reinar terá sido tomada no passado mês de janeiro e terá sido “muito pensada” e, de acordo com vários meios de comunicação espanhóis, que citam fontes ligada à Casa Real, não estará apenas relacionada com o seu estado de saúde, nem com a falta de popularidade que tem enfrentado nos últimos anos devido aos escândalos em que se viu envolvido.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras