Nas Bancas

Rei Juan Carlos operado com sucesso

O monarca espanhol foi submetido a uma intervenção cirúrgica à anca esquerda ontem à noite no hospital Quirón do Pozuelo de Alarcón, em Madrid.

Redação CARAS
25 de setembro de 2013, 12:35

Juan Carlos de Espanha foi operado com sucesso à anca esquerda ontem à noite no hospital Quirón de Pozuelo de Alarcón, em Madrid. Após a cirurgia, o especialista em cirurgia ortopédica e traumatologia da anca Miguel Cabanela explicou o procedimento numa conferência de imprensa. Ao lado do seu colaborador na Clínica Mayo no Estado do Minnesota, o americano Robert Trusdale, Cabanela explicou que a operação do monarca espanhol se realizou em duas partes, ou seja, foi retirada a prótese infetada e colocada uma provisória. Mais tarde, será feita uma nova intervenção cirúrgica de menor risco para substituir a prótese. “Sendo que a infeção mostrava uma enorme quantidade de células, parecia indicado fazer a reconstrução em dois tempos. Isso significa que colocámos uma prótese provisória, que terá de ser usada durante um período não inferior a oito semanas”, afirmou.
O médico revelou o tratamento a que Juan Carlos será submetido nas próximas semanas antes da segunda operação. “Vai necessitar de antibiótico intravenoso durante seis semanas. Não sabemos de que tipo já que depende da sensibilidade das bactérias. Depois descansará do antibiótico durante duas semanas e colocar-se-á a nova prótese”.
De acordo com o cirurgião, o soberano “poderá caminhar normalmente aproximadamente seis semanas após a segunda intervenção”. Agora, ficará hospitalizado entre quatro e sete dias. “Deve ir para casa quando se sentir confortável. Se tiver humor para se levantar, poderá fazê-lo amanhã, mas gostaríamos que fosse com a ajuda das muletas”, disse.
A rainha Sofía, a infanta Elena e os príncipes das Astúrias chegaram ao hospital pouco depois de a operação ter começado. Finalizada a cirurgia, a família real falou à imprensa. “Estamos muito contentes e animados porque tudo correu bem”, declarou o príncipe Felipe. Já a rainha Sofía afirmou que apesar de não ter visto o marido, que estava a dormir, estava muito animada por operação ter sido “um êxito”.
Ao final desta manhã, será emitido um novo relatório médico com o estado de saúde de Juan Carlos. 

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras