Nas Bancas

Rei Juan Carlos de Espanha comemora 75.º aniversário

O soberano espanhol nasceu a 5 de janeiro de 1975, em Roma, Itália.

Redação CARAS
5 de janeiro de 2013, 10:00

Juan Carlos Alfonso Víctor María de Borbón y Borbón-Dos Sicilias nasceu a 5 de janeiro de 1938 e comemora hoje o seu 75º aniversário. Nasceu em Itália, viveu em Portugal, casou-se com uma grega, liderou a transição do país de uma ditadura para a democracia e também já foi alvo de muitas polémicas.

Para marcar esta data, foi lançado o livro comemorativo intitulado 75 anos, 75 fotos que compila uma seleção de fotografias dos momentos mais marcantes da vida do rei Juan Carlos. Este é o resultado de uma triagem da agência EFE de entre os 20 mil registos fotográficos do monarca e abre com uma imagem do chefe de estado acompanhado pelo seu pai, Juan, e pelo seu filho, o príncipe Felipe.
A coleção começa com imagens da sua infância tiradas em Roma, onde nasceu, pelo facto de o avô, Alfonso XIII, se encontrar exilado por causa do regime franquista. Depois de ter vivido no Estoril com os seus pais, os condes de Barcelona, Juan Carlos desembarcou pela primeira vez em Espanha a 9 de novembro de 1948, pois seu pai fazia questão que estudasse no seu país.
Formou-se no Instituto San Isidro, em Madrid, e estudou nas Academias e Escolas Militares dos três Exércitos, onde adquiriu o grau de oficial, o título de piloto militar e a paixão que ainda hoje o acompanha pelos desportos náuticos. O soberano competiu nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, na categoria de vela e todos os verões a família real não falha as visitas a Palma de Maiorca para se reunir no iate Fortuna. Amante de outros desportos, o rei costuma também caçar e, no inverno, esquiar.
Depois da morte do ditador Francisco Franco, Juan Carlos foi proclamado rei, a 22 de novembro de 1975. Restabelecer a democracia e ser rei de todos os espanhóis era o seu objetivo.
A 14 de maio de 1962, o rei casou-se em Atenas com a princesa Sofía, que havia conhecido poucos meses antes em Londres no casamento dos duques de Kent. Em dezembro do ano seguinte nasceu a primeira filha do casal, a infanta Elena.
Em 1965, a família voltou a aumentar com o nascimento da infanta Cristina e, três anos depois, nasceu aquele que virá a ser o herdeiro do trono: Felipe de Borbón.
O rei tem oito netos: Leonor e Sofía, filhas de Felipe e Letizia; Felipe Juan Fróilan e Victoria Federica, filhos da infanta Elena; e Juan Valentín, Pablo Nicolás, Miguel e Irene, filhos da infanta Cristina e de Iñaki Urdangarín.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras