Nas Bancas

Quanto custa o estilo de vida de Letizia de Espanha?

Apesar de ter dado um importante acréscimo de ‘glamour’ à corte espanhola, Letizia não gasta muito dinheiro.

Redação CARAS
1 de fevereiro de 2012, 11:21

Até ao final de 2011, as contas da família real espanhola não eram divulgadas publicamente, mas na sequência do escândalo financeiro que envolve Iñaki Urdangarín, marido da infanta Cristina, o rei Juan Carlos decidiu mostrar aos seus súbditos que a gestão do dinheiro público atribuído à sua família (em 2011 ascendeu a 8,43 milhões de euros) é perfeitamente transparente. E, para tal, no passado dia 28 de dezembro foram divulgados no site oficial da Casa Real os valo­res dos salários e das despesas de representação dos Borbón.
Ainda assim, o valor atribuído a Letizia não foi especificado, sabendo-se, apenas, que reparte com a sogra e as duas cunhadas um total de 375 mil euros/ano. Da sua fatia, que quase se pode considerar dinheiro de bol­so, Letizia assegurará apenas a aquisição do vasto guarda-roupa que as suas funções de princesa herdeira lhe exigem. E, nesse ponto, a verdade é que a mulher de Felipe não pode ser acusada de gastar demais: sensata, na hora de se vestir é até muito mais económica que a maioria das suas congéneres, pois para o dia-a-dia e eventos informais
faz compras em cadeias de pronto-a-vestir made in Spain, e, quan­do as ocasiões são protocolares ou de gala, numa importante manobra diplomática, opta por estilistas do seu país.
Quanto às restantes despesas – de todo o pessoal que trabalha na residência do príncipe, a casa de 700m² onde vive o casal, às amas e colégio das filhas, Leonor e Sofía –, essas ficam a cargo de Felipe, que recebe de salário 146 mil e 375 euros.
Saliente-se que a monarquia inglesa é a mais cara de todas, com um orçamento anual autori­zado pelo parlamento de 40 milhões de libras, mas também é a que mais lucro dá aos cofres do seu país: a fundação que gere o património dos Windsor gere cerca de 200 milhões de libras.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras